TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estrutural da Evolução da Contabilidade

Por:   •  4/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE UNIDADE 2 – (Resumo Estrutural da Evolução da Contabilidade)

VALOR TOTAL = 2,0 PONTOS

Disciplina: Teoria da Contabilidade

01) Por que é necessário ter uma noção do desenvolvimento e da evolução histórica da contabilidade? (0,4 pontos) 

        A contabilidade, ciência social que registra, expõe e interpreta os fatos patrimoniais, o qual possui como o seu objeto de estudo o patrimônio, atualmente é uma herança do passado. Compreender o passado da contabilidade é resgatar uma parte da evolução humana, é compreender as necessidades do homem no sentido de controle de bens e acumulação de riquezas. Enfim, entender a história da contabilidade é resgatar os seus pensadores e as diversas linhas do raciocínio do pensamento contábil e com isto melhor compreender o futuro da contabilidade.

02) Qual o grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento? (0,4 pontos) 

        O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, e também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.

03) Apresente algumas das razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza, etc. (0,4 pontos) 

        As cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil.

04) Pode-se dizer que Luca Pacioli é o criador do método das partidas dobradas? Explique. (0,4 pontos) 

        Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.        

        Luca Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

05) Enumere três efeitos da Revolução Industrial sobre o desenvolvimento da Contabilidade. (0,4 pontos)

        No final do século XVIII, eclodiu a Revolução Industrial na Inglaterra e acabou a Era da Estagnação. O surgimento das grandes indústrias tornou a contabilidade tradicional, que calculava o custo com base no gasto de aquisição das mercadorias que haviam sido vendidas, insuficiente. O enorme desenvolvimento econômico verificado no período gerou as grandes corporações e o surgimento de mercados de capitais. Aumentou-se a necessidade de confirmação dos registros contábeis como forma de garantir a segurança dos investimentos começando a desenvolver os procedimentos de auditoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com