TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Historia da Contabilidade

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º PERÍODO NOTURNO

Ana Gabrielle Moreira Lopes de Oliveira

RESUMO DE VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL E NO MUNDO

                                                        MACEIÓ – AL

2019

 A contabilidade teve origem com o homem primitivo, tendo seus primeiros registros patrimoniais na Mesopotâmia. Logo depois, os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros, onde os escribas anotavam seus movimentos.
Os fenícios foram responsáveis por desenvolver as trocas em bases monetárias e simplificarem os registros por símbolos. Já os romanos levaram um sistema jurídico de contabilidade mais organizado.

 No final da idade média, em 1201, os árabes ao invadirem a península ibérica levaram obras manuscritas de contabilidade que ajudaram no comércio da Europa, que floresceu também na Itália. Era o começo do Renascimento, onde surgiu Lucca Pacioli, frade franciscano que publicou em 1494 o livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” referente ao Método das Partidas Dobradas que afirmava que todo lançamento a crédito em uma conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.
Em 1500, com o surgimento do Brasil, chegaram os provedores de fazenda que desenvolveram cartas régias para regulamentar os princípios contábeis e instituir cargos e funções.

 Em 1770, nasceu em Portugal a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil. Com a vinda da coroa portuguesa para o Brasil, iniciou-se em 1810 a “aula de comércio da corte”, o ensino da contabilidade. Foi fundada em 18 de abril de 1869 no Rio de Janeiro, a “Associação dos Guarda-Livros da Corte”, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país.

 No século XX, em 1905, os diplomas da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Prática de Comércio de São Paulo foram reconhecidos como oficiais. De lá pra cá, surgiram associações profissionais de sindicatos e institutos, onde estava o fio condutor que levaria a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Contabilidade.
Em 1924, foi realizado o primeiro congresso de Contabilidade. Já em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra através do Decreto-Lei 9295/46 finalmente reconheceu a profissão de Contador.

 Francisco D’Áuria, Frederico Herman, João de Lyra e Hilário Franco são alguns nomes importantes para a consolidação da Contabilidade no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com