TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Gestão de Finanças Pessoais

Por:   •  4/12/2021  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Administrar o dinheiro sempre foi um desafio para as pessoas, pois as escolas não nos ensinam a fazer isto. Mas, hoje com tantas ofertas tentadoras de produtos supérfluos, e as estratégias de marketing para tentar “arrancar” dinheiro das pessoas, o planejamento financeiro vem se tornando cada vez mais importante.

Vivemos em uma sociedade consumista, em que há uma grande oferta de produtos e serviços, facilidade de crédito e um apelo muito grande da mídia para o consumo. Por outro lado, nossos ganhos não são infinitos e precisamos saber como ganhar, como gastar e como guardar dinheiro.

A educação financeira possibilita exatamente isso, que você faça um planejamento financeiro, que aprenda a gerenciar sua economia pessoal, seus hábitos de consumo e permite entender as melhores ações e investimentos para o seu dinheiro.

Hoje o planejamento financeiro vem se tornando praticamente indispensável em nossas vidas, pois com ele nós conseguimos planejar várias coisas, desde uma festa até uma viajem. Mas a importância do planejamento não para por aí, temos também a questão dos imprevistos que sempre acontecem. Nesses casos o planejamento financeiro se torna ainda mais importante, pois às vezes as pessoas acham que não vai acontecer nada fora do planejamento. E aí, quando isso acontece, no caso de quem não tem planejamento financeiro algum, elas recorrem a empréstimos bancários que, em sua maioria possuem altas de juros.

As pessoas precisam começar a guardar o seu dinheiro para emergências e também pensando no seu futuro, por exemplo na sua aposentadoria, ou comprar uma casa ou um carro. Nesses casos o recomendado é fazer um investimento, por exemplo: pensando na aposentadoria, o ideal é fazer um investimento de longo prazo; já para comprar um carro e/ou uma casa seria bom um investimento de curto/médio prazo, porém nesse casos o risco do investimento é mais alto, por isso é sempre bom pesquisar antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com