TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro Sistemas de Informação

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 12

Capítulo 1

Os últimos anos tem permitido ao mercado experimentar um processo mais profundo de automatização de processos ou mesmo de aumento na eficiência dos processos existentes. Este fenômeno vem sendo realizado em diversas áreas do mercado e nas mais diferentes atividades realizadas em cada área.

Com este propósito o estudo de Sistemas de Informação se faz necessária. O conhecimento desta temática permite compreender e analisar os processos existentes em ambientes de mercado com objetivo de aumentar a eficiência das atividades ali presente. Além da melhoria dos processos, a automatização do processos – para ganhos de performance – e a criação de vantagens competitivas inserem-se nesta proposta.

Neste sentindo seis objetivos organizacionais estão dispostos quando discutisse sistemas de informação, são eles: Tabela 1 – Síntese dos Seis Objetivos Organizacionais dos Sistemas de Informação Excelência operacional Busca por maior eficiência e aumento de produtividade. Exemplo: Walmart com sistema integrado ao fornecedor. Novos produtos, serviços e modelos de negócio Adaptação ao mercado e desenvolvimento de novas soluções para diferenciação ou adptação ao mercado. Exemplo: Apple com novo modelo de distribuição de músicas online. Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Fidelização dos clientes, e barganha com fornecedores. Exemplo: Mandarim Oriental (Hotel) com um sistema de coleta e análise de dados com objetivo de criar perfil de produtos dos clientes cadastrados. Melhor tomada de Aumento da precisão nas decisões da empresa. Exemplo:

decisão Verizon Corporation com um sistema de atualização em tempo real no qual apresenta informações sobre reclamações de clientes e qualidade da rede que presta seus serviços. Vantagem competitiva Realização das atividades empresariais com excelência. Exemplo: Dell com sistema que aproxima o cliente da empresa através da internet, permitindo o cliente customizar o produto e recebê-lo em pouco tempo, massificando a customização e entregando produtos de alta qualidade. Sobrevivência Prestar um serviço que é necessário para se manter no mercado. Exemplo: Serviços de caixas automáticos no mercado de bancos. Fonte: Organizado pelo autor a partir de LAUDON & LAUDON (2007).

Segue-se, para melhor compreensão do assunto, definir os termos principais desta área de conhecimento. Na tabela 2, abaixo, podemos conhecer os principais conceitos a partir de citações do livro de LAUDON & LAUDON (2007). Tabela 2 – Síntese do principais conceitos de Sistema de Informação Tecnologia da Informação (TI) “todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais” Sistema de informação “conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões , a coordenação e o controle de uma organização”

Informação “[…] dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos” Dados “[…] são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los” Fonte: Organizado pelo autor a partir de LAUDON & LAUDON (2007).

Em sentido amplo o entendimento destas duas tabelas se faz necessário quando relacionado ao conhecimento produzido pela disciplina de Sistemas de Informação. Existem um sentido específico em trabalhar o conhecimento desta maneira uma vez que a busca de eficiência e eficácia dos processos necessitam diretamente da interpretação correta dos dados, os quais só fazem sentido se organizados e processados em forma de informação.

As informações permitem aos tomadores de decisões e gestores de maneira geral ter maior precisão na previsão de fatos ou resolução de problemas, quase sempre, imediato para o mundo dinâmico, ou no sentido de planejamento de longo prazo, no qual o risco de errôneas previsões podem gerar catástrofes no rendimento da empresa.

O sistemas informação seguem um fluxo obrigatório, este fluxo é que retorna o feedback para o gestor do processo ou da organização. Inicia pela entrada de dados, relacionado diretamente com a coleta de dados brutos; passa pelo processamento, no qual realiza-se um refinamento dos dados, desde seleção até mensuração e análise; e conclui-se na saída, no qual gera o resultado para as pessoas.

Dimensões dos sistemas de informação

Estudar sistemas de informação exige um refinamento no pensamento analítico, inicialmente entender que existem dimensões neste sistemas e que a tecnologia é apenas uma dessas

dimensões. Notadamente o autor apresentam não só a tecnologia da informação, mas também as organizações e as pessoas como outras duas dimensões de práticas e analíticas dos sistemas de informação.

As organizações, não apenas sofrem influência da tecnologia, mas há uma relação de dupla influência. Isso acontece pois a etnografia de uma organiza revela que há uma história e cultura de processos que criam necessidades e adaptações das tecnologias a estes processos.

As pessoas compõem um dos pilares desta tríade pois todos os processos e a utilização dos sistemas de informação dependem, em maior ou menor grau delas para existirem. Verifica-se no mercado diversas organizações que revelam sua qualidade através dos profissionais que colaboram com suas atividades.

Tecnologia da informação são o conjunto de ferramentas, entre hardware, softwares e infraestrutura de comunicação e redes, que permitem aos gestores e pessoas de uma organização automatizar os processos além de torná-los eficientes, uma vez que a TI seja aplicada de maneira planejada.

Resolução de Problemas

A contemporaneidade apresentou as organizações diversos desafios. Um destes desafios que tem sido tratado com grande atenção é a capacidade que tais organizações apresentam quando relacionado a resolução de problemas.

Segundo os autores, relativo a sistemas de informação, a resolução de problemas pode ser apresentado como um modelo agrupado em três categorias: organização, tecnologia e pessoas. Entretanto, para que se torne possível sua análise, os autores sugerem que existem alguns passos, apresentados na tabela abaixo. Tabela 3 – Síntese dos passos analítico para resolução de problemas

Identificação do problema Seleção do elementos e delineamento do problema. Propostas de solução Elaboração de soluções possíveis para o problema delieado, dentro do escopo possível. Avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com