TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo: Gestão de capital de giro e formação do preço de venda praticado pelas micro e pequenas empresas

Por:   •  22/6/2017  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo artigo: Gestão de capital de giro e formação do preço de venda praticado pelas micro e pequenas empresas.

        Um bom planejamento financeiro e contábil está relacionado diretamente ao sucesso de um empreendedor, por isso é de extrema importância estar atualizado ao mercado e as necessidades dos clientes. O diferencial de um gestor de sucesso de uma micro ou pequena empresa é saber gerir o seu negócio aplicando o gerenciamento do Capital de Giro e a precificação dos seus produtos e serviços. Utilizar essas ferramentas o coloca um passo a frente dos seus concorrentes, pois o gestor consegue ter uma visão ampla do seu negócio conseguindo assim alcançar o sucesso.

        A administração do Capital de giro é constituída pelo o planejamento e controle dos recursos financeiros de uma empresa aplicado no ativo circulante. Lembrando que qualquer falha nas informações do ativo circulante pode comprometer ou prejudicar a sua rentabilidade. A administração do capital de giro deve estar correta pois é com ela que tiramos informações para decidir o futuro de uma empresa. A administração inadequada do capital de giro pode levar a empresa a uma situação de insolvência. Uma pesquisa realizada no ano de 2010 pelo o SEBRAE com 2.008 sócios proprietários de MPEs mostra que 27% dessas empresas fecham no primeiro ano de vida e somente 42% completam os cincos anos de vida, isso nos mostra o quanto as pessoas estão despreparadas para gerirem um negócio.

        É muito importante as empresas manterem uma reserva financeira para cobrir eventuais emergências, porém existes algumas atitudes no qual o gestor pode tomar para melhorar a insuficiência de capital de giro. Controlar melhor o índice de inadimplência verificando os prazos de recebimento para que o recebimento não ocorra em datas posteriores aos vencimentos das contas a pagar, evitar obter empréstimos com taxas elevadas. Também é importante negociar prazos de pagamento com os fornecedores, pois assim teremos um giro de caixa mais apurado, identificando itens que possam ser cortados sem grandes impactos na empresa visando a redução de custos.

        A formação de preço de venda está relacionada com o todo planejamento da empresa, sendo ele crucial para a sobrevivência do negócio, no qual devem ser consideradas algumas características, com atuação no mercado, público a ser alcançado, onde se deve realizar uma pesquisa de mercado, custos e despesas relacionado na produção, estruturas físicas, qualidade dos produtos, garantia, bem como o valor esperado do retorno das vendas. Mas nem sempre a realidade sai como o esperado, devemos saber o máximo sobre o campo de atuação no mercado que estamos entrando, pesquisar sobre apoio governamental e aplicar o melhor que se encaixe no seu negócio.

Devemos determinar o custo do produto, analisar a rentabilidade da atividade em questão, o estoque, comparar com a concorrência e empregar os recursos onde apresentam melhores resultados. São critérios para a determinação do preço no qual auxiliam no processo de toma de decisão dos gestores otimizando assim os resultados com uma melhor alocação dos recursos disponíveis. Os gestores de MPEs devem estar cientes que o preço de venda deve ser capaz de cobrir todas as despesas e custos, como por exemplo: impostos, taxa de entrega, comissão, taxa de armazenamento dos produtos, e o mais importante, gerar lucro para a empresa, evitando que o gestor seja obrigado a recorrer a recursos de terceiros para saldar suas dívidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com