TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de contabilidade

Por:   •  26/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Teoria Geral da Contabilidade.

  1. A evolução da contabilidade

Na Antiguidade o homem não tinha conhecimento, da escrita, dos números e nem do dinheiro, ele era baseado pelos fatores do tempo que acontecia na natureza, pois não tinha conhecimento dos anos e dos meses.

O homem mesmo não sabendo de quanto possuía, e sempre queria ver sua riqueza aumentando. A função da contabilidade no inicio as civilização seria de avaliar a riqueza que o homem possuía avaliar os acréscimos de riqueza, por natureza própria o homem era ambicioso, se baseia que a contabilidade existe pelo menos 4.000 A.C., mas alguns falam que 6.000 A.C. A riqueza do homem era contada através de pedras, para cada cabeça era uma pedra, essa contagem se repetia sendo assim era parecido com um inventário, o homem conseguia saber se teve seu rebanho com mais ou menos cabeça.

A fase empírica da contabilidade foi caracterizada por desenhos nos barros e na placa da argila, utilizando imagens para identificar seus bens, no livro da bíblia em Jó se passa que naquele tempo se guardavam registros e relatórios com símbolos na argila.

A contabilidade vem ganhando seu campo com o tempo, em 5.500 foi nessa época que a contabilidade foi notada, ganhando espaço com seu desenvolvimento econômico, não sendo uma ciência exata e sim social apesar de sua principais ferramentas serem (matemática e estatística) , seu principal acontecimento foi na Itália com a primeira leitura contábil feita pelo Frei Luca Pacioli explicando o debito e credito, esse método já era existente desde do século XIII. Antes de tudo as formas de contabilidade era uma espécie de inventario de bens, direitos e obrigações formando o patrimônio líquido. As demonstrações contábeis finais nasceram antes do processo de registro.

  1. Objetivos e utilização da informação contábil.

O principal objetivo da contabilidade é passar informação econômica, financeira, física e social aos usuários internos e externos a entidade. Entre os usuários das demonstrações contábeis participam: investidores atuais e potenciais, empregados, credor por empréstimo, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agencias e o publico utilizando essa demonstração para informação.

Sendo assim fornecer informações sabe a posição patrimonial e financeira para que sejam tomadas decisões, essas demonstrações ocorrem para a administração na gestão e sua capacidade na prestação de conta.

As demonstrações possuem características qualitativas sendo elas a compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os elementos das demonstrações contábeis o ativo é quando tem uma contribuição futura, o passivo é uma obrigação, patrimônio líquido é o valor residual, receitas são as vendas da empresa, despesas diminuem o patrimônio líquido.

3. Introdução aos relatórios contábeis

Os relatórios contábeis são dados que a contabilidade colhe, onde ficam os registros de um setor em devido tempo, sendo obrigatórios e não obrigatórios relatórios contábeis: balanço patrimonial, demonstração de resultado e exercício, demonstração de lucro ou prejuízo acumulado, demonstração do fluxo de caixa, do valor adicionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com