TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capítulo 2 de Cidadania no Brasil

Por:   •  13/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

O nacionalismo que fora incentivado pelo estado novo foi o principal instrumento de promoção e a unificação ideológica, que conseguiu superar os sentimentos regionalistas existentes. Para analisar o nacionalismo brasileiro nos tempos de Vargas à frente da nação é de grande importância notar a maneira pela qual sua candidatura fora lançada. Primeiramente, desembocando na Revolução de 30, os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, lançam a candidatura de Vargas pela Aliança Liberal, que simbolizava os interesses das classes regionais dominantes não ligadas ao núcleo cafeeiro paulista e tendo, também, como objetivo o alcance às classes médias urbanas. Os primeiros anos da década de 30 são marcados por rápidas mudanças. Este primeiro momento recebeu influência de diversos setores sociais e experimentou mudanças marcantes no país, no qual o movimento modernista e a produção intelectual, em si, dinamizaram o desenvolvimento do nacionalismo brasileiro em muito a partir de seu compromisso social.

Importante lembrar que em 1929 a quebra da bolsa de valores norte-americana atingiu fortemente o Brasil. A fragilidade e pouca diversidade da economia brasileira frente ao sistema econômico internacional fez-se visível. Assim, a partir do restabelecimento da ordem política, fez-se necessário pensar a questão nacional, estudar os problemas sociais e econômicos, à altura, já escancarados. Pensar o Brasil tornou-se atividade amplamente difundida na intelectualidade do país, de forma pessimista ou otimista. O caminho para o fortalecimento do Estado, nesta conjuntura, foi o maior intervencionismo na economia. O setor cafeeiro foi afetado frontalmente devido às baixas do preço desse produto. Assumindo um caráter mais intervencionista, o governo passa a repassar mais subsídios ao setor.

Assim, em meio à mudança da velha ordem da República Velha, carregadamente regionalista, às mudanças no plano internacional, a crise, e à fragilidade da economia nacional vista de forma visível, a década de 30 apresenta-se como momento de grande importância na história do Brasil. O momento era de reconstrução e fortalecimento nacional. E, para isso, o nacionalismo caberia perfeitamente. Porém, o plano ideológico ainda não se apresentava de forma totalmente clara. A mudança da antiga ordem suscitou o exercício de se pensar o Brasil, mas com isso, foi visto também uma multiplicidade de teorias nacionais e influências estrangeiras (como o comunismo e o fascismo,). Os primeiros anos até a chegada do Estado Novo, no campo do nacionalismo, podem ser marcados por esta confusão e multiplicidade de ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com