TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo cap 2 "Quadro da Arquitetura no Brasil"

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

Nessa parte do trabalho trás o resumo do capitulo 2 (dois) do livro “Quadro da Arquitetura no Brasil” de Nestor Goulart Reis Filho, o assunto principal do mesmo é a arquitetura e urbanização no período colonial, características, técnicas e partido arquitetônico.

Bom, naquela época de período colonial, a arquitetura estava com características bem definidas em um só tipo de planta, isso para respeitar e valorizar as tradições urbanas de Portugal, onde as ruas e residências eram bem semelhantes, haviam dois tipos de casas, urbanas e rurais, as ruas eram iguais e não possuíam calçada, naquela época não era usada para tal.

Havia uniformidade entre as ruas e casas por serem o mesmo partido arquitetônico, a uniformidade não era somente a parte externa, as plantas internas eram muito semelhantes uma da outra também, sempre na monotonia.

Sobre as técnicas construtivas eram bem antigas, nas casas mais simples as paredes eram usadas pau-a-pique, e nas residências mais importantes eram usadas barro, dificilmente usavam tijolos, o telhado era sempre de duas aguas, evitavam calhas, ou qualquer sistema que captavam ou conduziam a agua da chuva, as aguas eram viradas uma para a rua e a outra para o quintal, as casas tinham sempre a mesma altura. A poucas técnicas construtivas, mostrava claramente a falta de tecnologia nas cidades coloniais. Únicas casas que poderiam mudar eram as casas de esquina, podendo usar duas fachadas, mudavam a planta da residência e também a cobertura.

Os principais tipos de habitações eram sobrados e casas térreas, onde suas diferenças estava no piso, onde quem habitava em um sobrado era significado de riqueza, e em casas térreas significava pobreza. Uma outra característica de moradia nessa época é as chácaras, que era localizada em periferias de centros urbanos. Na época o principal problema é o abastecimento de agua, ironicamente assim como os dias de hoje em São Paulo, por esse motivo se juntavam em chácaras, para facilitar o abastecimento.  

Enfim, nesse capítulo do livro foi possível observar a igualdade de ruas, moradias, plantas e técnicas construtivas, como eram tratados pessoas de diferentes classes sociais, por mais que as plantas e fachadas são do tempo do período colonial, ainda conseguimos ver o mesmo nos dias atuais, com toda certeza o período colonial marcou a arquitetura brasileira por sua uniformidade e padrões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com