TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revista del Instituto Latino Americano de Historia de Derecho

Por:   •  23/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Paraná

Faculdade de Direito

Departamento de Direito Privado

Disciplina: História do Direito (DV – 448)

Professor João Paulo Arrosi

Fernanda Lorena Borges Brito – Turma: 1º Ano N1[pic 1]

ARROSI, João Paulo. In: Primer Encuentro Latino Americano de Historia del Derecho y la Justicia. Revista del Instituto Latino Americano de Historia de Derecho. 1.ed

O texto primeiramente analisa o sentido da história, da história do direito e correlaciona-os com a filosofia da história. A filosofia da história foi expressada num primeiro momento por Voltaire, e significava tratar a história livre de preceitos religiosos, políticos, culturais ou de interesses religiosos.

A filosofia da história, então, passa a ser encontrada sobre uma concepção linear (história continua, diacronia), e uma concepção circular (história da voltas, e sempre retorna a um ponto ou acontecimento anterior). Em relação ao sentido da história, Immanuel Kant foi o primeiro a ter uma reflexão sob uma perspectiva secular.

É Kant que questiona "como é que a razão, presente na cena da natureza, poderia estar ausente da gesta da humanidade? Que o gênero humano esteja progredindo para o que é melhor do ponto de vista do fim moral do seu ser".

Não é possível falar de história e direito sem mencionar Heródoto e Tucídides. O "pai da história "contava suas histórias de modo como a historiografia contemporânea o faz, com elementos ficcionais e acontecimentos "reais". Já Tucídides, inaugura uma narrativa diferente daquela de Heródoto, Xenofonte e outros,  sem a necessidade de inventariar.

No século XIX, destaque para o positivismo de Leopold von Rank, onde nasce a sociologia, a geografia e a antropologia. Já no século XX, concerne uma nova escrita da história a Escola de Annales, sendo a mais revolucionária da época.

No que seja a respeito da filosofia da história, Hegel acredita que "o mundo governado pela razão universal caminha necessariamente em direção ao progresso, progresso enquanto movimento de aprimoramento e auto reconhecimento do espírito universal, cujo ápice é o Espírito Absoluto, a culminar no "fim da história"".

É na primeira metade do século XX que surge Walter Benjamin. Benjamin confronta a filosofia da história de Hegel e as formulações kantiana e cristãs. Para Benjamin, a história deve ser contada sob o ponto de vista de todos aqueles que fizeram parte dela, seja vencedores, derrotados, oprimidos e etc. Isso porque a história sempre fora contada sobre o ponto e vista dos vencedores, dos detentores do poder.

Benjamin afirma que é preciso "explodir o contínuo da história", se não, há o risco de que "uma imagem irresistível do passado despareça com cada presente que não se reconhece como nela visado". É a memória de um passado que fica e não cessa. Giorgio Agamben segue também a mesma linha de Benjamin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com