TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum e Conhecimento Cientifico

Por:   •  4/5/2018  •  Dissertação  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o texto lido na apostila, podemos entender um pouco mais sobre senso comum e conhecimento científico e abordando as diferenças entre cada uma pode-se destacar o seguinte.

Senso comum: é o conhecimento espontâneo que são conhecimentos passados de geração em geração, pela tradução cultural, assimilados ou transformados de forma espontânea. O senso comum é empírico e desprovido de explicações, pois se baseia apenas na experiência cotidiana, sem o rigor que a experiência exige (famoso conhecimento popular). Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

Conhecimento científico: este conhecimento é o resultado de uma investigação, é algo verificável que acompanha procedimentos científicos e é obtido de modo racional (algo comprovado pela ciência). O conhecimento científico também é falível, isso significa que não é definitivo, pois determinada ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações científicas.

Define-se então que o que diferencia o senso comum do conhecimento cientifico é o rigor, pois, enquanto o senso comum deriva de conhecimentos espontâneos, o cientifico provém de sistematicidade.

Fontes: www.significados.com.br

Apostila Unisa ciência e pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com