TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro Nacional

Por:   •  21/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

  • Pesquisar e desenvolver texto sobre “Instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional”

- Conteúdo necessário: O que é? O que faz? Como funciona? Qual é o objetivo?

   - Instituição Financeira Bancária;

  - Banco Comercial;

  - Banco Múltiplo;

  - Caixa Econômica;

  - Instituição Financeira Não Bancária;

  - Banco de Investimento;

  - Banco de Desenvolvimento;

  - Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento;

  - Sociedade de Arrendamento Mercantil;

  - Cooperativa de Crédito;

  - Sociedade de Crédito Imobiliário;

  - Associação de Poupança e Empréstimo;

  - Bolsas de Valores;

  - Sociedades Corretoras de Valores Mobiliários;

  - Sociedades Distribuidoras de Valores Mobiliários;

  - Sociedades de Fomento Comercial – Factoring;

Sugestão para fonte da pesquisa:

  • Bibliografia básica do curso; Site do Banco Central do Brasil; Site do Tesouro Nacional; Sites de conteúdo financeiro e econômico; Revistas, jornais e periódicos; TCC (monografias e teses)


        Instituições Financeiras são aquelas que atuam como intermediário financeiro.

        As Instituições Financeiras Bancárias são as que têm autorização de captar recursos por meio de recebimentos em seus caixas através de depósitos à vista. Faz as operações de receber do público depósitos ou outros fundos reembolsáveis, aplicando por conta própria, mediante a permissão de crédito. Exerce a função de intermédio de liquidações de operações de pagamento, podendo apenas ser exercida pelas instituições financeiras bancárias (de acordo com o princípio da exclusividade, previsto no artigo 7.º da Lei das Instituições Financeiras).

        Os Bancos Comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas. Responsáveis por receber pagamento de títulos e documentos podendo ser duplicatas, boletos, prestações entre outros meios de pagamentos, repassando os valores correspondentes às entidades empresariais identificadas. Os recursos dos bancos são originados nos depósitos à vista mantidos por seus clientes em aplicações financeiras e operações de câmbio. Tem o objetivo de suprir as necessidades financeiras das pessoas físicas, dos comércios, das empresas prestadoras de serviços, das indústrias e terceiros em geral. Algumas operações: crédito rural; empréstimos para empresas; cheque especial; conta garantida; crédito pessoal; cessão de crédito.

        Os Bancos Múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam operações de crédito imobiliário, crédito direto ao consumidor, operações de financiamento em longo prazo, leasing, etc. Estes bancos podem ser tanto privados como públicos ou ainda de economia mista. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público.

        A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira governamental de financiamento social voltada ao financiamento habitacional e ao saneamento básico. Faz atividades como a captação de recursos em cadernetas de poupança, em depósitos judiciais e a prazo, e sua aplicação empréstimos vinculados preferencialmente à habitação. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento urbano, priorizando setores como saneamento básico e infraestrutura, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população, em especial a de baixa renda.

        As Instituições Financeiras não Bancárias são aquelas que têm a impossibilidade de captar depósitos à vista e não é permitida a emissão de moeda escritural. Algumas atividades são: operar na comercialização de contratos de seguro, realizar operações de capitalização, realizar operações de locação financeira e cessão financeira, prestar consultoria, guarda, administração e gestão de carteira de valores mobiliários. Elas trabalham basicamente com ativos não monetários, como letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures e outros.

        Os Bancos de Investimentos oferecem intermediação financeira às empresas de levantamento de recursos para suprir as necessidades de capital fixo e de giro, atuando em operações de maiores escalas e longo prazo. Principais atividades são: repasse de recursos oficias (BNDES); captação no exterior; financiamento de bens de produção; pré-ação: títulos da empresa são dados como garantia para resgate futuro; prestam serviços de: aval custodia fiança, administração de fundos, etc. O objetivo é a prática de operações de investimento, participação ou financiamento, para suprimento de capital fixo ou de movimento de empresas do setor privado, mediante a aplicação de recursos próprios e coleta, intermediação e aplicação de recursos de terceiros.

        Os Bancos de Desenvolvimento são instituições financeiras mantidas pelos governos, que voltadas basicamente para a disponibilização de capital de longo prazo para a indústria. Tem operações passivas como os depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. Tem como objetivo proporcionar o suprimento adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longos prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

        

        Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento conhecidas como “financeiras” são instituições financeiras privadas que captam recursos através de letras de câmbio e tem função de financiar bens de consumo duráveis aos consumidores finais. Tem como objetivo a realização de financiamento para a aquisição de bens, serviços e capital de giro.

        

        Sociedade de Arrendamento Mercantil é instituição que pratica operações de arrendamento mercantil de bens móveis, de produção nacional ou estrangeira, e bens imóveis adquiridos pela entidade arrendadora para fins de uso próprio da arrendatária. Realiza arrendamento de bens móveis e imóveis adquiridos por ela, segundo as especificações da arrendatária (cliente), para fins de uso próprio desta. Com isso os contratantes deste serviço podem usufruir de determinado bem sem ser proprietários do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com