TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Financeiro Nacional

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

BREHNDA CRISTINA DOS SANTOS COSTA

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

No respectivo artigo estudaremos o Sistema Financeiro Nacional baseado no Livro TOP CVM, orientado pelo Prof. Abelardo Gaspar.

                                                                                                                                                       

SÃO LUIS

2016

        RESUMO        

 

Este artigo tem a finalidade de apresentar a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e as entidades normativas que são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro. Bem como a intermediação financeira e mercados financeiros, segmentados pelo mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais.

Palavras-chave: Sistema Financeiro Nacional (SFN); São Luís - Maranhão.

1. INTRODUÇÃO

O Sistema Financeiro é o conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários. O Brasil, em sua Constituição Federal 1988, art. 192, cita qual o intuito do sistema financeiro nacional:

“O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram”.    

 

Os agente superavitários chamados de poupadores, são importantes para o sistema financeiro, pois eles guardam os seus recursos nos bancos, ou instituições financeiras de vários tipos, e então como o sistema financeiro é organizado e fiscalizado, os bancos podem emprestar estes recursos

(https://www.bcb.gov.br/Pre/bcUniversidade/Palestras)

[pic 3]
[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (373 Kb)   docx (133.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com