TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Contábeis

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

FABIANA FELÍCIA MARIA LAURA
RA 1105171

SISTEMAS CONTÁBEIS

  1. Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Sistemas Contábeis como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Fernando Cesar Rinaldi.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2016

Atividade apresentada a seguir é referente ao estudo de:

CHAGAS, M. F.; RINALDI, F. C.; RONALD, C. E. F. Sistemas Contábeis. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1 e 2.

Descrição da atividade:

Fundamentado nos estudos realizados até o momento, responda às questões a seguir:

  1. Qual é a importância da informatização na contabilidade? Justifique sua resposta.

Resposta Apresentada:

        A informatização atualmente é essencial em todos os seguimentos da sociedade e não poderia, então, ser diferente na área contábil. Aplicada à gestão empresarial, a informatização contábil possibilita maior agilidade e facilidade para a análise de dados nas tomadas de decisões, além de dar suporte no planejamento orçamentário e à auditoria.

  1. Qual é a melhor definição para sistema de informação? Justifique sua resposta.

Resposta Apresentada:

Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados, que seguem uma sequência lógica para o processamento de dados e tradução de informações, para com o seu produto, permitindo às organizações o cumprimento de seus objetivos principais. De forma resumida, Sistema de informação é o processo de transformar dados em informações úteis aos usuários.

  1. Qual a diferença entre sistema aberto e fechado? Apresente algum exemplo.

Resposta Apresentada:

Os sistemas abertos são aqueles que existem em função da integração entre as partes, por exemplo, pessoas, empresa, legislação, consumidores, materiais etc. Já os sistemas fechados são aqueles que não dependem da integração entre as partes, pois atuam de acordo com a sua programação, como, por exemplo: máquinas, relógio, equipamentos etc.

  1. Cite exemplos de interação da empresa com o ambiente “próximo” e “remoto”.

Resposta Apresentada:

Como exemplo de interação com o ambiente próximo, podemos citar: manter relação direta com os fornecedores; relacionar-se com os acionistas; perceber as necessidades dos clientes; manter boa relação com o sindicato. Já sobre o ambiente remoto, podemos citar como exemplo que, a continuidade da empresa depende dos recursos naturais, devendo ela sentir os impactos da legislação vigente, das mudanças do governo e da política, acompanhar a concorrência etc.

  1. Qual é a relação existente entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial?

Resposta Apresentada:

As principais diferenças entre Contabilidade gerencial e Contabilidade financeira são:

  • A Contabilidade gerencial foca o fornecimento de informações contábeis para clientes internos, como a administração, mais do que para investidores externos e credores.
  • As informações da Contabilidade gerencial são mais voltadas para as perspectivas futuras.
  • As informações da Contabilidade gerencial não são reguladas por princípios contábeis geralmente aceitos, nem sua apresentação é obrigatória.
  • Relatórios de Contabilidade gerencial incluem tanto dados não monetários quanto financeiros.
  • A Contabilidade gerencial é influenciada por muitos estudos, de negócios e outras, como economia, ciências comportamentais e métodos quantitativos.
  • As informações da Contabilidade gerencial são flexíveis e frequentemente envolvem relatórios não rotineiros.

  1. Qual a diferença entre “Planejamento”, “Tomada de decisões” e “Controle”.

Resposta Apresentada:

O planejamento consiste em planejar hoje como a empresa vai estar no futuro em termos de vendas, custos, capacidade de produção, investimentos em imobilizados, expansão da empresa, participação de mercado, lançamento de novos produtos, fluxo de caixa, endividamento, capacidade de pagamento, liquidez, rentabilidade, margem de lucro, EBITDA, geração de dividendos etc.

A tomada de decisões envolve as estratégias necessárias para a empresa conseguir atingir o que foi planejado ou propor mudanças de curso/estratégias, como adiar investimentos, rever projeções, percepções atuais do mercado etc.

Já o controle ocorre por meio do acompanhamento do planejamento em relação à realização. Como exemplo: nível de vendas (planejado versus realizado) custos e despesas (planejado versus realizado), participação no mercado, controle de custos e análise dos investimentos.

  1. Em relação ao sistema de informações contábeis, apresente a diferença entre “dados” e “informação”.

Resposta Apresentada:

Os dados são os registros feitos no sistema de informação, como por exemplo, materiais, insumos, impostos, vendas, depreciação, etc, enquanto a informação é o processamento desses dados, é o produto final do sistema de informações, como, por exemplo, as demonstrações contábeis, planejamento, orçamento, etc.

  1. Quais são os principais documentos fontes de um ciclo contábil? Comente um pouco sobre eles.

Resposta Apresentada:

Documento fonte é uma folha de papel ou um formulário eletrônico que registra uma atividade de negócio, como a venda ou compra de mercadorias. Baseado nos documentos fonte, um Sistema de Informação Contábil registra cada transação ou evento de negócio que afeta a condição financeira de uma organização.

        Os principais documentos fontes são:

- Diários: As transações são lançadas em um diário que registra cronologicamente os eventos, por conta contábil. No livro-diário, o registro de lançamento contém o código da(s) conta(s) que serão movimentadas (debitada/creditada), o qual é definido pelo plano de contas da organização, data da transação e valor, e também conterá a descrição detalhada do evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com