TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sped – O Que é e Quais as Alterações Que Traz Para o Profissional Contábil e Para a Contabilidade

Artigo: Sped – O Que é e Quais as Alterações Que Traz Para o Profissional Contábil e Para a Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Sped – O Que é e Quais as Alterações Que Traz Para o Profissional Contábil e Para a Contabilidade.

Entrevistado: Dr. Edison Garcia Júnior

Entrevistado: Dr. Edison Garcia Júnior – Advogado Tributarista, Graduado em Direito pela PUC/PR, Especialista em Tributos Indiretos, Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR, Consultor Jurídico de diversas empresas nacionais e multinacionais, Instrutor, Palestrante e Conferencista na área tributária empresarial. Sócio do Escritório Edison Garcia Advocacia Empresarial em Curitiba/PR.

1) O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital já é uma realidade, mas muita gente ainda está se perguntando, que bicho é esse? De uma forma simples e direta. O que é o SPED?

R. O SPED é uma forma diferenciada que o empresário, através do seu Contabilista, vai ter para demonstrar suas operações contábeis e fiscais. Hoje, toda demonstração, seja ela de natureza contábil ou fiscal, é representada, basicamente, através de livros impressos. O SPED traz uma nova tecnologia que é a informatização dessa informação. São arquivos digitais que conterão as informações contábeis e fiscais, e a partir desse momento, dessa informação toda digital, o Estado e o município vão poder compartilhar essa informação e fiscalizar de uma maneira mais célere, o contribuinte.

2) Qual é a diferença entre SPED Contábil e SPED Fiscal?

R. A diferença é em relação a natureza da informação. O SPED Contábil trata da informação contábil em si, ou seja, aquela informação que vai no livro diário, no livro razão, nos balancetes. O SPED Fiscal trata da informação relativa a natureza fiscal, basicamente em relação à parte do ICMS, que é o grande tributo estadual e a parte do IPI que as empresas importadoras e as indústrias recolhem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com