TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Polo de apoio presencial - Centro de Ensino Interação

2º Semestre

ROBSON NAGAMINE ARAUJO         RA 9677455112

  JAQUELINE COUTO FREIRE          RA 9573418805

DESAFIO PROFISSIONAL

CAMPO GRANDE/MS

2014

[pic 2]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2º Semestre

DESAFIO PROFISSIONAL:

TEORIA DA CONTABIIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS SOCIAIS.

Desafio de Aprendizagem apresentado como requisito para obtenção de nota nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Ciências Sociais do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera-Uniderp, Polo Centro de Ensino Interação, sob a orientação da Professora Tutora Presencial Andréia Patrícia Rodrigueiro.

        

CAMPO GRANDE/MS

2014

SUMÁRIO

1. Introdução.....................................................................................................................4

2. Desenvolvimento...........................................................................................................5

3. Considerações Finais....................................................................................................13

4. Referências Bibliográficas............................................................................................15

INTRODUÇÃO

O planejamento sustentável é imprescindível para o crescimento das empresas, tendo como duas vertentes o cumprimento das normas empresariais e a proteção do meio ambiente, consequentemente da população. O trabalho terá uma explicação abrangente do significado de sustentabilidade, seus benefícios e como pode ser aplicado no meio empresarial.

        Nesta senda, também será abordado que para o crescimento efetivo, é necessário o planejamento da sustentabilidade econômica, proporcionando assim a rentabilidade dentro dos prazos desejáveis. De fato, existem agravantes que influenciam diretamente no ramo da sustentabilidade, tais como a inflação e novas taxas. No entanto, uma empresa alicerçada nas características brevemente exemplificadas, conseguirá subsistir a qualquer empecilho de ordem econômica.

        A incorporação das estratégias de sustentabilidade tem trazido reconhecimento e retorno financeiro às empresas. Além, dos resultados que geram a manutenção da vida saudável, preservação dos recursos naturais e proteção ambiental, conduzindo assim, para um mundo com condições de estabilidade ambiental e plenas condições de desenvolvimento socioeconômico.

        Tais transformações não visam à mudança abrupta das atribuições gerenciais e métodos das atividades de trabalho. Ao contrário, todas as regras e estratégias devem ser analisadas e incluídas gradativamente de forma harmônica, direcional e efetiva. Adequando assim a empresa a necessidade do setor comercial, bem como, da humanidade.

        Ademais, demonstraremos de forma sintetizada, como é viável a incorporação da sustentabilidade no âmbito empresarial e de forma prática, como a empresa L&Construção poderá aplicar tais regulamentações.

DESAFIO PROFISSIONAL

A L&Construção passa por um processo de reabilitação para ter uma melhoria no seu modo de trabalho e conscientização, gerando menos impacto econômico, social e ambiental. Com isso será criado um projeto de sustentabilidade para a empresa. O que seria essa sustentabilidade?

É consenso que a sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

No entanto, serão citados alguns impactos que uma empresa como a L&Construção, ou seja, na área de construção civil pode acarretar para o ambiente econômico, social e ambiental. Sendo assim podendo ajudar a empresa a detectar em como começar a solucionar os problemas para o seu crescimento.

Dessa forma a definição simples de Impactos ambientais diz que é uma alteração do meio ou em algum de seus componentes devido a determinada ação ou atividade, no caso específico da construção civil são vastos os impactos ambientais causados por esta, principalmente na etapa da construção onde podemos ter poluição sonora, poluição atmosférica, alteração do perfil do solo, impactos visuais, etc.

Assim a problemática da poluição ambiental, é um fator importante e refere-se ao aumento da geração dos resíduos de construção civil (RCC) e resíduos de construção e demolição (RCD). Estes resíduos, segundo Chung e Lo (2007), representam aproximadamente 50% do fluxo de resíduos sólidos gerados pelas cidades dos países desenvolvidos, sendo que muitas vezes este valor pode chegar a mais de 60% do total de resíduos sólidos produzidos. Nas cidades brasileiras de médio e grande porte, segundo Pinto (1999), os resíduos provenientes de construções e demolições representam de 40 a 70% da massa total dos resíduos sólidos urbanos. Consequentemente, este tipo de resíduo tem recebido grande atenção por parte de prefeituras e de órgãos responsáveis devido aos problemas causados pela sua deposição indevida, pois aquelas têm que arcar com os custos de sua remoção quando os infratores não são identificados.

Diante deste panorama e considerando que por volta de 88 a 95% destes resíduos são de interesse para a reciclagem como agregados para a construção civil (Sardá, 2003; Ângulo etal, 2002), foi lançada a resolução Nº 307 do CONAMA, em julho de 2002, que obriga os geradores e prefeituras a tomarem medidas para a diminuição, a reciclagem e a disposição adequada dos resíduos de construção gerados (BRASIL, Ministério do Meio ambiente, 2004). Para Languell (2001), o sucesso de um programa de desconstrução, que resulta na reciclagem de materiais, depende muito de fatores regionais, e estes fatores devem ser avaliados para medir se uma determinada cidade ou região apresenta condições favoráveis ou não ao sucesso da implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com