TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Auditoria nos Processos

Por:   •  26/4/2022  •  Artigo  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PÓS GRADUAÇÃO EM AUDITORIA E CONTROLADORIA

TALITA SILVA FERREIRA

AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

SOROCABA

2021

AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO - Esse trabalho tem como objetivo apresentar a auditoria interna como uma ferramenta de gestão interna, capaz de dar suporte eficiente às informações contábeis, apta a impulsionar a adesão às políticas da empresa, a implementar melhorias nos procedimentos internos de prevenção e ajudar na tomada de decisões. Para discutir o tema foi realizado um estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica considerando autores renomados nesse campo de estudo, incluindo um breve histórico evolutivo da auditoria nas organizações, desde a sua origem até a atualidade, sua relevância no ponto de vista do processo administrativo com uma abordagem que se apresentada sob uma perspectiva mais atual, agregadora, com caráter preventivo e menos punitiva ou corretiva.

PALAVRAS-CHAVE: Controle Interno. Auditoria Interna. Processo de Gestão. Processo decisório.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir e evidenciar a importância da auditoria interna como ferramenta de gestão, ajudando nos processos de controle interno, na prevenção e monitoramento das atividades e principalmente nas tomadas de decisões por parte dos gestores e investidores.

Organizações em busca de desenvolvimento em uma era de ampla concorrência e globalização se depararam com a necessidade de aprimorar suas práticas administrativas para garantir seu espaço no mercado e uma das possibilidades de êxito foi agregar a auditoria interna no seu quadro organizacional.

Dentro dessa nova demanda a auditoria se insere com uma visão mais ampla e no papel de consultora de negócios onde orienta a organização quanto as últimas tendências do mercado e planeja estratégias de ações em busca de melhores resultados.

Por ser se tratar de um departamento autônomo sem ligação direta com as outras áreas e se subordinando apenas a presidência da empresa, a auditoria consegue exercer sua atividade com independência e livre de influências que podem prejudicar sua visão imparcial do negócio.

A pesquisa busca mostrar quais benefícios a auditoria interna pode proporcionar a organização, desconstruindo a imagem de caráter punitivo ou meramente investigativo, apresentando-a como um recurso sistemático de gerenciamento onde os controles podem ser mais efetivos e preventivos, livres de riscos potenciais.

Para compreender e dimensionar a relevância e a utilidade das práticas de auditoria interna nas atividades diárias e no processo de gestão da empresa a pesquisa buscou:

  • Apontar objetivos específicos da Auditoria Interna no trabalho de planejamento e prevenção de fraudes, erros e informações divergentes;
  • Pautar o aproveitamento da Auditoria Interna nas tomadas de decisões por parte dos gestores e investidores;
  • Benefícios na adoção de procedimentos técnicos e normas uniformes.

Quanto a metodologia utilizada para realização do trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que segundo Vergara (2009, p.43), “Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”.

O trabalho seguirá parâmetros e orientações com referencial teórico de acordo com o tema usando uma abordagem qualitativa, que conforme descreve Neves (1996, p. 1), “um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Tendo como objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social”.

  1. A AUDITORIA

A auditoria como uma das especializações da contabilidade é o processo que examina e analisa se as atividades da empresa estão em conformidade com as normas e procedimentos propostos pela organização. Conforme ressalta Uhl e Fernandes (1974, p. 17), “a auditoria é definida como um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar a eficácia de outros controles”.

Essencialmente a auditoria nada mais é do que uma técnica de apuração detalhada das atividades da organização, mensura a veracidade dos dados e valida resultados contábeis.

A auditoria surgiu pela primeira vez na Inglaterra no século XVI, em função da necessidade de examinar e regulamentar procedimentos e dados decorrentes da crescente atividade econômica do período.

Quanto a sua origem, Franco e Marra descreve:

A auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, que como dominadora dos mares e controladora do comércio mundial, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comércio mundial, foi a primeira também a instituir a taxação do imposto de renda, baseado nos lucros das empresas. Além disso, já se praticava na Inglaterra a auditoria das contas públicas desde 1314, conforme relata a Enciclopédia Britânica. (1991, p.33).

Quanto ao termo, Willian Attie em seu livro Auditoria – Conceitos e Aplicações (2011). Relata:

A origem do termo auditor em português, muito embora perfeitamente representado pela origem latina (aquele que ouve, o ouvinte), na realidade provém da palavra inglesa to audit (examinar, ajustar, corrigir, certificar).

No Brasil a auditoria só teve início após a chegada das empresas internacionais no país (FLOZINO; SILVERIO, 2014), e vem ganhando um espaço cada vez mais relevante devido ao suporte e confiança que proporcionam à gestão. Embora com toda a sua importância, a auditoria só se tornou obrigatória no Brasil em 1976, através da Lei das Sociedades Anônimas Lei 6.404, a qual estabelece que as empresas de capital aberto devem ser auditadas por auditores independentes habilitados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com