TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC- Contabilidade Gerencial

Por:   •  18/5/2015  •  Monografia  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  2.818 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy de Educação e Cultura S/S Ltda.”

UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Grupo: 04

Any Caroliny Barbosa Martins

Cariny Cristina Martins

Elaine Ribeiro

Joana Darc Caetano de Oliveira

ANTEPROJETO DE MONOGRAFIA

CONTABILIDADE GERENCIAL
Como Ferramenta para tomada de decisões

Para as Micro e Pequenas empresas

Prof.Orientador

Nome do Professor

_________________________

Visto do Prof.Orientador

Duque de Caxias – RJ

2015

Any Caroliny Barbosa Martins

Cariny Cristina Martins

Elaine Ribeiro Gomes

Joana Darc Caetano de Oliveira

CONTABILIDADE GERENCIAL

Ferramenta para tomada de decisões

para as Micro e Pequenas empresas

Anteprojeto de Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado à Universidade do Grande Rio – “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy de Educação e Cultura S/S Ltda.” como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências  Contábeis.

Orientador: Elizabeth Mastriani

Duque de Caxias – RJ

2015

DEDICATÓRIA

Aos nossos pais, maridos, namorados e filhos,

Por toda ajuda nesses anos, nos auxiliando, com amor e respeito

Nos dando forças para que pudéssemos chegar ao fim desta etapa.

AGRADECIMENTOS

A Deus por ter nos capacitado, por ter nos dado saúde e forças para enfrentar as dificuldades. Aos nossos pais, filhos e maridos pelo amor, incentivo e apoio incondicional. Aos amigos que fizemos nesses quatro anos. À professora Elizabeth Mastriniani, pela orientação, apoio e confiança. A todos aqueles que de alguma forma estão perto de nós, fazendo esta vida valer cada vez mais a pena.

EPÍGRAFE

“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”. (Henry Ford)

RESUMO

O objetivo deste trabalho é destacar a importância da contabilidade gerencial dentro das empresas. Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental. Por muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas na atualidade, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia as empresas nas suas tomadas de decisões no processo de gestão. A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações. O contador tem como função na modernidade, a assessoria o aconselhamento, o mesmo sugere, através dos dados apresentados a melhor ação que o administrador deve tomar de acordo com o abordado para o crescimento da empresa. Buscamos verificar quais benefícios um profissional contábil trás para a organização, mostrando como ferramentas gerenciais podem auxiliar o gestor nas tomadas de decisões, identificando problemas, planejando e desenvolvendo ações.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial, Tomada de Decisão, Informações Contábeis.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        OBJETIVO        

1.1.1        OBJETIVO GERAL        

1.1.2        OBJETIVO ESPECIFICOS        

1.1.3.  DELIMITAÇÕES DO ESTUDO        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1        METODOLOGIA        

2.2        ESTRUTURA DO TRABALHO        

3     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Destacamos a importância da contabilidade gerencial como instrumento de dados no processo decisório, estaremos abordando questões importantes para implantação desta contabilidade, bem como estabelecer uma relação nos resultados entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial. Pretendemos com isso enriquecer a Ciência com estudo que servirá de suporte e embasamento à trabalhos futuros e mostrar aos empresários a diversidade da contabilidade. Essas informações podem ser relacionadas a qualquer área ou rotina empresarial, tais como custos, finanças, lucratividade, tributação, gestão pessoal dentre outras inúmeras áreas ligadas à gestão empresarial. O diferencial da informação gerencial é que ela se qualifica como sendo uma informação segura, de modo que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança e eficácia de maneira a promover o crescimento da empresa e garantir não só a sustentabilidade do negócio fazendo com que a empresa cresça, seja rentável e gere resultados econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com