TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Contabilidade Gerencial

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.714 Palavras (19 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 19

ATPS DE CONTABILIDADE GERENCIAL

PROF. WAGNER LUIZ VILLALVA

Trabalho de conclusão da disciplina de Contabilidade Gerencial, 7º período do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera – Polo Caxias/MA, ministrado pelo Prof. Wagner Luiz Villalva.

CAXIAS/MA

Maio/2015

ATPS DE CONTABILIDADE GERENCIAL

PROF. WAGNER LUIZ VILLALVA

Trabalho de conclusão da disciplina de Contabilidade Gerencial, 7º período do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera – Polo Caxias/MA, ministrado pelo Prof. Wagner Luiz Villalva.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________

Prof. Wagner Luiz Villalva.

                                                    Universidade Anhanguera


SUMÁRIO

[pic 1]

Introdução ......................................................................................................................... 05

Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial ................................................. 07

Quais os três Macroconjuntos de Informações .............................................................. 07

Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais ......................... 08

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial ...... 08

dez funções do Contador Gerencial ................................................................................ 09

Quais são as características que o Contador Gerencial deve apresentar ................... 10

Conceitos e Tipos de Custos ............................................................................................ 12

Processos Gerenciais ........................................................................................................ 15

Componentes de Custos das Empresas .......................................................................... 19

Considerações Finais ........................................................................................................ 21

Referências Bibliográficas ............................................................................................... 22


INTRODUÇÃO

O principal objetivo do presente trabalho consistirá na elaboração de uma lista de verificação e uma apresentação das habilidades requeridas do Contador Gerencial, com as principais informações que serão trabalhadas na possibilidade de exercer uma Consultoria Contábil, englobando desde os conceitos de custos até a Contabilidade Gerencial Contemporânea.

Considerando a relevância da disciplina, que, direta ou indiretamente, está relacionada à nossa vida, este desafio abarcará o conteúdo da disciplina em sua totalidade irá nos proporcionar melhores práticas para um gerenciamento eficaz das informações contábeis, além de evidenciar competências e habilidades para poder desenvolver um trabalho de Consultor.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios desde a Revolução Industrial, mas naquela época quase só existia a Contabilidade Geral, que foi desenvolvida na Era Mercantilista, e estava bem estruturada para servir apenas às empresas comerciais. Com o advento das indústrias, tornou-se mais complexa a função do Contador, pois ele tão conseguia facilmente os dados para atribuir valor aos estoques; o valor das Compras na empresa comercial estava substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados. Foi ai que surgiu a necessidade de adaptar à empresa industrial os mesmos critérios utilizados na comercial passando assim a Contabilidade de Custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio no desempenho dessa nova missão, a Contabilidade Gerencial.

A Contabilidade Gerencial tem o foco e a necessidade de interpretação dos resultados da empresa, e é indispensável para a gestão de negócios, pode ser considerada com estimuladora de crescimento da empresa e pode fazer toda a diferença quando se trata de respostas rápidas diante das exigências do mercado. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

Em síntese, a Contabilidade Gerencial é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental.

Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, entre outros: Projeção do Fluxo de Caixa; Análise de Indicadores; Cálculo do Ponto de Equilíbrio; Determinação de Custos Padrões; Planejamento Tributário e Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário.

1. Perguntas e respostas para melhor entendimento da Contabilidade Gerencial, segundo alguns autores:

1.1. Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

É permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (764.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com