TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial como Ferramenta de Trabalho em um Petshop

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.382 Palavras (30 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 30

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA “DR. JÚLIO CARDOSO”

Técnico em Contabilidade

Esthépani Lopes Da Costa

Guilherme Campos Câmara

Jaqueline Mendes De Souza

Raphael Magno Da Silva Lima

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE DECISÃO EM UM PETSHOP

Franca

2018

Esthépani Lopes Da Costa

Guilherme Campos Câmara

Jaqueline Mendes De Souza

Raphael Magno Da Silva Lima

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE DECISÃO EM UM PETSHOP

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

como exigência final, para a obtenção do certificado na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade, da Escola Técnica Dr. Júlio Cardoso.

Orientador: Prof.ª Antônio Henrique Vitolano

Franca

2018

AGRADECIMENTOS

A conclusão de um trabalho como este nos permite refletir sobre nossa jornada como seres humanos e a capacidade de estar em constante evolução.

Evolução esta que nos permite crescer não apenas como profissional, mas também como indivíduo, um cidadão com ética e responsabilidade.

Nesse momento, em primeiro, lugar nos cabe agradecer a deus pelo dom da vida e sabedoria para perseguir, lutar e alcançar os objetivos. Aos familiares pela compreensão e motivação que nos têm dispensado durante esse período.  A todos os professores que direta ou indiretamente contribuíram para que esse trabalho fosse concluído transmitindo parte de seus conhecimentos com dedicação e paciência.  Aos colegas de classe pela amizade, companheirismo e a todos os profissionais da ETEC que colaboram para o sucesso dessa escola.

“A educação é a arma mais poderosa que você

pode usar para mudar o mundo.”

NELSON MANDELA

RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a necessidade de se conhecer a contabilidade gerencial como uma ferramenta de decisão para uma organização, principalmente na área voltada para os custos e precificação de produtos e serviços. Foram conceituadas aqui a contabilidade e sua história no Brasil, a contabilidade gerencial e a contabilidade de custos.

Demonstrou-se através de pesquisas a importância da informação fornecida pela contabilidade gerencial a fim de proporcionar informação aos gestores de uma empresa.

Através de um estudo de caso tornou-se possível aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos e apresentar os resultados.

A grande maioria dos empresários das empresas de médio e pequeno porte conhece a contabilidade apenas como um meio de atender as obrigações fiscais, consequentemente vê na figura do contador uma extensão do fisco.  Sendo assim, perdem a oportunidade de melhorar seu desempenho por não se beneficiarem da utilização dos dados gerados pela contabilidade.

Uma empresa que não possui o controle de sua administração pode acabar sem recursos financeiros o que a levaria a ter sérios problemas para continuar existindo.

Sabendo que a contabilidade com função gerencial traz sistematização de processo, melhor qualidade na tomada de decisões e transparência de informações, este trabalho a utiliza como tema principal para trazer essa clareza aos gestores da organização.

Palavras chave: Contabilidade gerencial, ferramenta de informação, tomada de decisão, custo.

RESUMEN

Este trabajo tiene la finalidad de demostrar la necesidad de conocer la contabilidad gerencial como una herramienta de decisión para una organización, principalmente en el área orientada a los costos y la fijación de los productos y servicios. Se han conceptuado aquí la contabilidad y su historia en Brasil, la contabilidad gerencial y la contabilidad de costos.

Se demostró a través de investigaciones la importancia de la información proporcionada por la contabilidad gerencial a fin de proporcionar información a los gestores de una empresa.

A través de un estudio de caso se hizo posible aplicar los conocimientos teóricos adquiridos y presentar los resultados.

La gran mayoría de los empresarios de las pequeñas y medianas empresas conocen la contabilidad sólo como un medio para atender las obligaciones fiscales, por lo que ve en la figura del contador una extensión del fisco. Por lo tanto, pierden la oportunidad de mejorar su rendimiento por no beneficiarse de la utilización de los datos generados por la contabilidad.

Una empresa que no tiene el control de su administración puede terminar sin recursos financieros lo que le llevaría a ser serios problemas para seguir existiendo.

Conociendo que la contabilidad con función gerencial trae sistematización de proceso, mejor calidad en la toma de decisiones y transparencia de informaciones, este trabajo la utiliza como tema principal para traer esa claridad a los gestores de la organización.

Palabras clave: Contabilidad gerencial, herramienta de información, toma de decisión, costo.

Sumário

JUSTIFICATIVA        9

PROBLEMA DE PESQUISA        10

OBJETIVOS        10

Objetivo Geral        10

Objetivo Específico        10

Modalidade de pesquisa        11

Coleta de dados        11

Analise e interpretação        11

Ambiente de pesquisa        12

HISTÓRIA DA CONTABILIDAE NO BRASIL        14

Conceito de contabilidade        15

Objetivos da contabilidade        15

CONTABILIDADE GERENCIAL        17

Mudanças na contabilidade a partir de lei 11638        18

O papel da contabilidade gerencial nas empresas        19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (571.4 Kb)   docx (183.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com