TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CIENCIAS CONTABEIS

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.575 Palavras (15 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA

TRABALHO INTEGRADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS

BRASÍLIA-DF

2015

LCM Contabilidade SS LTDA

Segmentação de Mercado e Identificação de Clientes Alvo.

APS apresentadas como exigência para a avaliação do semestre, em disciplinas do 1º semestre, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, sob orientação da professora Lorena Arrueta.

BRASÍLIA-DF

2015

SUMÁRIO

        

        INTRODUÇÃO        

        DESENVOLVIMENTO        

1         Fundamentação Teórica        

2         Estudo de Caso        

2.1         Perfil da Organização        

2.1.1         Apresentação da empresa        

2.1.2         Força de trabalho        

2.1.3         Produtos e Clientes        

2.1.4         Principais concorrentes da organização.        

2.1.5         Principais insumos        

2.2         Relacionamento com o Cliente        

3         Análise e Sugestões de Melhoria        

        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

        APÊNDICE A - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS        

        APÊNDICE B - REGISTRO DE ATIVIDADES REALIZADAS        

        APÊNDICE C - FICHA DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE        

        ANEXO B – PORTIFÓLIO LCM CONTABILIDADE SS LTDA.        

        ANEXO C – DECLARAÇÃO DA EMPRESA VISITADA        


INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos abordar de forma prática e teórica a segmentação do mercado e a identificação dos clientes alvo do ramo de serviços contábeis, de forma a demonstrar o desenvolvimento da prestação de serviços nesta área do conhecimento.

Os objetivos deste trabalho são:

Contribuir para o desenvolvimento das competências requeridas aos futuros Bacharéis; favorecer um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação; descrever e analisar importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

Neste trabalho, faremos um estudo de caso sobre a empresa “LCM Contabilidade S/S Ltda”, registrado no nome fantasia “LCM Contabilidade”, que tem, como objetivo social, a prestação de serviços de contabilidade em geral.

A LCM Contabilidade tem como clientes-alvo escolas particulares e empresas de terceiro setor (empresas de assistências social, isentas e imunes de impostos e contribuição) e oferece como serviços desde a constituição da empresa até serviços de escrita fiscal, departamento de pessoal e escrituração contábil.

Para o início de uma empresa contábil, o contador deve escolher qual dos diversos caminhos ele irá seguir dentro do segmento contábil, ou seja, ver primeiramente qual o público alvo que a empresa irá focar, para que sua estratégia tenha um objetivo definido.Segundo Kotler ( 2002, p.212):

O resultado ideal da segmentação é a situação em que a empresa prestadora de serviços profissionais consegue identificar os segmentos com melhor capacidade de resposta ás estratégias identificadas, sendo, por isso, facilmente atingíveis.

O empresário deve analisar adequadamente as oportunidades e desafios e também deve conhecer os pontos fortes e fracos de cada mercado para ter assertividade na escolha do seu público alvo, a fim de melhor atender seus clientes em busca de fidealizá-los. De acordo com Kotler ( 2002, p.207):

Diferentes organizações prestadoras de serviços também diferem em sua capacidade de atender a diversos segmentos do mercado. Em vez de tentar competir em um mercado inteiro, às vezes contra concorrentes mais poderosos, cada empresa precisa identificar as parcelas do mercado que poderá atender melhor.

O profissional contábil, como qualquer outro prestador de serviço, deve estar atento ao seu negócio, de forma a se preparar para as necessidades dos clientes, deve também preparar ferramentas de apoio para desempenhar uma boa prestação de serviços e cuidar da divulgação dos serviços aos clientes por meio de uma boa estratégia de marketing com oportunidades atrativas. Segundo Kotler (2002, p.209):

Uma das abordagens mais personalizadas para atender ao mercado é aquela em que a empresa se concentra em identificar e atender a determinado mercado-alvo. A empresa avalia os diversos segmentos que compõem o mercado, escolhe o segmento que focará e desenvolve ofertas especificadamente destinadas a atender ás necessidades do mercado-alvo.


DESENVOLVIMENTO

1 Fundamentação Teórica

        Segmentação, segundo o dicionário Houaiss, é o ato ou efeito de segmentar, dividir por segmentos ou fragmentos. Segmentação de mercado, por sua vez, é a divisão em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes, segundo seu perfil financeiro, psicológico, comportamental, entre outros, visando definir estratégias de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (289 Kb)   docx (763.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com