TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciências Contabeis 4° Semestre

Trabalho Universitário: Trabalho Ciências Contabeis 4° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO 4

2.2 FLUXO DE CAIXA 4

2.3 RISCO E RETORNO 4

2.4 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 6

2.5 ATUÁRIA 8

2.6 Direito Empresarial 9

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A gestão financeira é uma tradicional área funcional na gestão, é encontrada em qualquer organização. A ela cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização.

Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da instituição e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados.

Dentro da gestão financeira existem muitas áreas que devem ser trabalhadas para que haja eficácia na gestão. É nesse sentido, de trabalhar todas as áreas que se envolvem a gestão financeira, e não apenas o centro dela, que buscamos a melhoria da empresa/instituição.

2 DESENVOLVIMENTO

Dentro do contexto gestão financeira, é necessário atentar-se para alguns outros sistemas de fundamental importância para o bom andamento de tal gestão.

2.1 CONCEITO

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e actuações relacionados com os meios financeiros necessários à actividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.

2.2 FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcularem a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.

Após se ter um conhecimento da situação financeira através do Fluxo de Caixa é necessário que haja uma boa administração das finanças.

A administração das finanças permite aos administradores tomar decisões estratégicas, visando ao crescimento e à solidez da empresa. Porém para que isso seja alcançado, é necessário conhecer a área financeira.

A decisão de investimento é, sem dúvida, uma das principais da área financeira. Nada mais é do que aplicar o capital em investimentos (ou projetos) que só vão dar lucro no futuro. Como esses lucros futuros não podem ser estimados com certeza, a decisão de investir sempre envolve risco.

2.3 RISCO E RETORNO

Depois de tomadas as cabíveis decisões é inevitável encontrar no caminho da gestão financeira a dupla do risco e do retorno.

O risco e o retorno associados a qualquer tipo de investimento são as duas faces da mesma moeda. Quanto mais "apetite" por rentabilidades elevadas tiver, maior será o nível de risco que terá de aceitar.

Uma coisa com que tanto os investidores como os especuladores têm de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Como regra geral, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir. Apesar de isto ser verdade, existem outros fatores a ser levado em consideração para determinar o grau de risco em relação ao retorno oferecido. Alguns fatores podem ser determinantes para aferir o risco em relação ao retorno, como a volatilidade que basicamente é a subida ou queda de preço de um ativo financeiro.

O que acontece é que os mercados estão sempre a avaliar o que está a acontecer para se conseguir uma estimativa do que vai acontecer no futuro. Significa que estas expectativas futuras podem fazer com que os preços subam ou desçam drasticamente. Estas variações enormes são o conceito básico de volatilidade.

Em qualquer tipo de investimento, existem diferentes tipos de risco que deverão ser analisados para decidir se determinado investimento será adequado. Alguns destes riscos que se encontram sempre incluem:

• risco de mercado - os riscos que proveem dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista.

• risco político - o risco de determinado país mudar políticas que afetam aquilo em que se investiu.

• risco de taxas de juro - o valor do investimento pode ser afetado pela variação das taxas de juro.

• risco de crédito - quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor.

• risco de país - o risco associado ao fato de determinado país não ser capaz de pagar as suas obrigações financeiras.

• risco de câmbio externo - quando as variações das taxas de câmbio de determinado país afetam o investimento.

Existe hoje a pirâmide de risco, que é simplesmente uma pirâmide que mostra os diferentes tipos de investimentos, desde o menos arriscado ao mais arriscado. Na base da pirâmide encontram-se os investimentos menos arriscados, que incluem: obrigações do tesouro, instrumentos dos mercados de câmbio, certificados de depósito, notas e dinheiro (ou liquidez). Ao meio da pirâmide estão os bens com um pouco mais de risco que incluem: bens imobiliários, fundos de investimento, ações e obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com