TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MERCADO DE CAPITAIS DO TEXTO CRIME NA BOLSA.

Por:   •  1/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE MERCADO DE CAPITAIS DO TEXTO CRIME NA BOLSA.

Questões:

1) Por que o uso de informações privilegiadas é considerado crime financeiro?

Porque nada põe tanto em risco a credibilidade de um mercado do que a percepção de que um punhado de ricaços bem relacionados se dá bem à custa do pequeno investidor, o coitado que é sempre o último, a saber.

2) Como é formado o preço de uma ação no mercado?

O preço de uma ação é formado pelas informações que o mercado tem a respeito de uma empresa, seu setor, seu país e, claro, sobre o que acontece no mundo.

3) De acordo com o texto da reportagem, explique como são usadas as informações privilegiadas para negociar as ações?

São executivos que vendem ações de suas empresas sabendo que em dois dias será anunciado um resultado pavoroso; investidores que sabem de uma aquisição iminente e se entopem de ações da companhia a ser comprada; gente que tem acesso à última pesquisa eleitoral 5 horas antes de sua divulgação.

A metodologia é extensa. “Esse tipo de prática gera uma série de desequilíbrios no mercado”, diz Eugene Fama, economista da Universidade de Chicago e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de 2013.

4) Quais são as conseqüências para o investidor estrangeiro e para o pequeno investidor que não tem acesso ao uso dessas informações privilegiadas?

A impressão de que o mercado acionário é um bangue-bangue em que as leis valem pouco pode atrapalhar o desenvolvimento de um país. O investidor — não só o pequeno, mas, sobretudo o estrangeiro — fica, naturalmente, com um pé atrás na hora de colocar seu dinheiro num ambiente desses.

Uma pesquisa recente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais com investidores estrangeiros mostrou que, para 25% deles, o uso de informação privilegiada é o maior problema do mercado brasileiro.

5) Como que a BM&FBOVESPA e a CVM investigam os suspeitos de negociações com informações privilegiadas?

O principal objetivo é flagrar quem estiver comprando ou vendendo ações com base em informações que ainda não foram divulgadas ao mercado, prática mais conhecida pelo termo em inglês insider trading. É um crime que pode levar um investidor à cadeia, e coibir esse tipo de malandragem é fundamental para que um mercado financeiro funcione direito.

“Mas infelismente o volume de irregularidades envolvendo o uso de informação privilegiada aumentou junto com o crescimento do mercado de capitais no Brasil”, diz Torres, diretor de autorregulação da Bovespa.

6) Nos Estados Unidos como é aplicada a lei quando é descoberto o uso de alguma informação privilegiada?

Nos Estados Unidos, a SEC apertou a regulação depois da crise financeira de 2008. Foi aprovada uma lei que destinou meio bilhão de dólares à SEC e ao Departamento de Justiça, entre outros órgãos. Depois disso, a SEC ampliou uma parceria com o Departamento de Justiça e o FBI para investigar crimes financeiros.

Alguns agentes do FBI se infiltraram em Wall Street, disfarçados de gestores e investidores, para investigar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com