TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL CENCAS CONTABES

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

CONTABILIDADE COMERCIAL

[pic 7]

[pic 8]

UNOPAR POLO

2015

[pic 9][pic 10]

ALUNO

CONTABILIDADE COMERCIAL

[pic 11][pic 12]

Trabalho de Ciencias Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Comercial.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1  O Departamento pessoal....................................................................................6

2.2  O Departamento Contábil...................................................................................7

2.3  O SETOR FISCAL................................................................................................8

2.4 A importância da Teoria da Contabilidade na Escrituração Contábil............8

2.5 A Atividade do Contador na Gestão Empresarial ............................................9

2.6 A diferença entre Stresse e  Síndrome de Burnout..........................................9

2.7 A RACIONALIDADE, AUTORIDADE  E A BUROCRACIA NA TEORIA DE MAX WEBER .....................................................................................................................102.7.1 RACIONALIDADE............................................................................................10

2.7.2  A BUROCRACIA.............................................................................................11

3 CONCLUSÃO        12

4 REFERÊNCIAS        13

 


1 - INTRODUÇÃO

O principal objetivo do trabalho a seguir é de descrever o entendimento adquirido nas aulas de ciências contábeis no tema da contabilidade comercial.

O trabalho o principal é de entender o papel da contabilidade e o percentual de empresa comercial existente no país destacando a importância da Teoria da Contabilidade na Escrituração Contábil, a diferença existente entre o Estresse e Síndrome de Burnout, analisar o desenvolvimento da sociedade moderna e alguns conceitos de racionalidade e burocracia

Nesse entendimento podemos dizer que a Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade que nos mostra como o patrimônio da empresa é mensurado nas escriturações contábeis descrevendo os bens, direitos e obrigações da empresa. As empresas exploram atividades com fins lucrativos e são divididas em Contabilidade Industrial, Mercantil e de serviços.

2- DESENVOLVIMENTO

 

Para descrever um tema tão abrangente como o papel da contabilidade é necessário o entendimento da função dela dentro da empresa.

Sergio Ludícibus (1994, p.26) tras o conceito que o objetivo da contabilidade que é o de  “fornecer informação econômica relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança”.

Nesse entendimento a contabilidade tem como objetivo o de transformar e gerenciar dados contábeis da empresa para que seja usado nas  atividades da empresa para finalidades internas ou externas, servindo para o controle das  informações para que sejam tomadas decisões ou ações, tanto internas ou externas usadas para informações a bancos,  governo.

Já no conceito de Marion (2006, p.23):

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

A contabilidade não é usada apenas para ter as informações dos tributos ou operações legais entre empresa e prestadores de serviço, mas também para vários procedimentos para registrar a vida da empresa nos livros contábeis. Desta maneira os controles registrados servem para que os números sirvam de embasamento para as decisões dos rumos que a mesma deve tomar diante das informações que o mercado apresenta. Desta forma a empresa que não tem as informações confiáveis através dos profissionais contábeis não tem condições de tomar decisões confiáveis nas ações da empresa.

A contabilidade serve de base para os processos legais de uma empresa, desde a abertura de firma e encaminhamento da documentação  junto aos órgãos competentes. Tambem para que sejam tomadas decisões como contratações, transações, fusões e  entre outros serviços. Auxilia nas operações com tributos trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e da escrituração dos balanços da empresa. Orientar para que a empresa receba apoio para as decisões para o mercado contábil é um dos pontos importantes para que ela cresça com bases sólidas com sucesso. Manter o conhecimento sobre os dados do ativo e passivo.

 Segundo Rodrigues( 2012).

“A Contabilidade Comercial é praticada por pessoas físicas ou jurídicas com o intuito de gerar lucro e está ramificada da seguinte maneira: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de Serviços, onde podem ser diagnosticadas partes imprescindíveis, como: as sociedades comerciais, noções de comércio, tributação das empresas etc.

Verificou-se nos últimos anos até 2014 um crescimento na participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país. Esta participação aumentou 5,9 pontos percentuais entre os cinco primeiros meses de 2010 (53,1% do total) e o mesmo período de 2014 (59,0% do total). Porem por a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nestes últimos anos (de 35,3% entre janeiro e maio de 2010 para 31,2% no mesmo período de 2014), ao passo que a participação das novas empresas industriais se mantém estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com