TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas

Por:   •  24/4/2015  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Ricardo Prado da Silva RA: 2485644983

ATPS: O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

  1. INTRODUÇÃO:

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da técnica de negociação para um bom desenvolvimento, demonstrando suas principais técnicas, com o objetivo de satisfazer ambas as partes.

  1. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.

A negociação deve ser formada pela capacidade de comunicar-se de maneira eficaz, objetiva, persuasiva.

Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento (SANTOS, 2009).

A empatia é um ponto essencial na negociação.

É essencial que saibamos nos comunicar e ouvir, independente do papel que iremos assumir durante uma negociação, seja persuasiva, paciente ou extremamente competitiva. Ouvir nos permite conhecer as necessidades da outra parte e consequentemente utilizá-las a nosso favor (SANTOS, 2009).

  1. TIPOS DE NEGOCIAÇÃO.

Para haver uma boa negociação, é necessário seguir algumas técnicas de negociação.

a. Ganha/ganha;

b. Ganha/perde;

c. Perde/perde;

d. A negociação não é realizada.

  1. RESUMO

A negociação faz parte do dia-a-dia do ser humano; consciente ou inconscientemente cada pessoa está negociando alguma coisa; no mercado pedindo auxílio para encontrar algum produto, na padaria pedindo um pão mais branquinho ou moreninho, no trabalho, na escola, dentro de casa e até mesmo falando ao telefone com um amigo marcando um encontro. Cada pessoa possui um estilo de negociador, segundo JUNQUEIRA (1998), estes estilos são agrupados em quatro tipos, sendo formal ou informal: catalisador, apoiador, controlador, analítico. Cada estilo tem seu ponto forte e fraco; cada um tem uma técnica diferente de agir e todos tem o mesmo objetivo, a negociação.

Estilo catalisador

Um negociador criativo, com novas ideias, entusiasta de grandes empreendimentos, inovador. O negociador catalisador, segundo JUNQUEIRA (1988), mostra-se, persuasivo, estimulante, dinâmico, impulsivo, e manipulador. Para obter apoio usa habilidades sociais, persuade, usa ideias novas.

Estilo apoiador

Um negociador que gosta de atuar em equipe, sempre procura agradar os outros, fazer amigos. Às vezes pode ser visto como incapaz de cumprir prazos. O negociador apoiador, segundo JUNQUEIRA (1988), mostra-se espontâneo, compreensivo, prestativo, amável.

Estilo controlador

Um negociador de decisões rápidas, não faz rodeios, busca sempre alcançar os resultados de maneira rápida e eficaz. Um negociador que pensa muitas vezes somente em si. Segundo JUNQUEIRA (1988), o negociador controlador é decidido, eficiente, objetivo, independente, assume riscos.

Estilo analítico

Um negociador que obtém o máximo de informações possíveis sobre a negociação. O negociador analítico, segundo JUNQUEIRA (1988), é detalhista. Precisa arriscar mais e tomar decisões mais rápidas. Mostra-se cuidadoso, sério, controlado. Conhece sobre o trabalho que faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com