TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ciências contábeis- 3° e 4° semestre- Unopar

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------3

O PROFISSIONAL: O ATUÁRIO 4

1.QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUARIO?-----5

2.PODEMOS CONSIDERAR QUE ESSA PROFISSÃO BEM COMO OS CONHECIMENTOS DA CIÊNCIAS ATUARIAL PODEM CONTRIBUIR PARA A GESTÃO EMPRESARIAL? POR QUÊ? -------------------------------------------------------7

3.POR QUE A ATUARIA É ENTENDIDA COMO PROFISSÃO DO FUTURO?-------8

4.QUAL RELAÇAO DO ATUARIO COM O RISCO DE CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES?----------------------------------------------------------------------------------9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

A medida que o mundo se globaliza gerando mudanças de grande impacto, podemos destacar que o sistema econômico e financeiro como um todo também se renova. Sendo assim os investimentos futuros da organização de forma planejada sistemática, surgindo assim a atuária. Uma profissão que analisa áreas fundamental importância e que com o decorrer dos anos tomará espaço no mercado.

Demostraremos qual a importância dos atuários para uma organização e como se pode realizar uma analise de risco de uma organização, focando em seu crescimento no mercado. Dentro da profissão destacaremos as áreas de atuação e quais habilidades devem demonstrar o atuante. Notaremos também qual sua importância dentro das organizações.

Assim, neste trabalho, procuramos demonstrar de forma resumida o que é a ciências atuarias, e esclarecer suas funções para sociedade.

.

O PROFISSIONAL: O ATUÁRIO

Em conformidade com os textos apresentados é notório que, o profissional atuário é aquele que desenvolve técnica para analisar e administrar riscos, principalmente conhecimento em teorias e aplicações matemáticas, estatísticas, economia, probabilidade e finanças. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se aspectos favoráveis ao mercado de trabalho e no ranking dos profissionais com uma vasta área para atuação.

Sabe- se que a atuária é uma profissão desafiadora por estar em constante evolução, sendo para os que têm afinidade nas áreas de matemática e estatísticas. Na qual o profissional deve-se transformar em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social, com a responsabilidade de analisar as mudanças financeiras e sociais do mundo. Segundo um estudo realizado por Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários confirma que, essa profissão está no ranking das profissões, sendo ela avaliada como uma função com 27% de possibilidade de crescimento e de média salarial anual de US$ 87 mil. Além disso, a pesquisa demostra que dentre os cincos fatores relevantes de uma profissão, como: Demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectiva de contratação, o atuário é uma profissão que sobressai a outras. Ela é de alto nível de qualidade e satisfação profissional e pessoal, e que no mercado que se pode atuar em várias áreas, como na área de previdência com a grande tendência a crescer cada vez, e já por outro lado, por exemplo, o jornalismo trás uma baixa qualidade profissional e pessoal e que decairá no mercado em um curto prazo de 10 anos, podendo até mesmo ser extinta.

Diante disso vemos que, o profissional e a profissão do atuário é pouco conhecidos comparados a outras profissões, mas sendo ela com uma ampla área de atuação, sustentável e sempre renovável para o mercado. Na qual mostra também a realização profissional e pessoal juntamente com o reconhecimento e satisfação. Sendo essa profissional de risco e de grande responsabilidade social e profissional.

1 QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO?

Os profissionais atuários podem encontra trabalho em qualquer setor da economia que lide diretamente com cenários de incerteza ou risco. As áreas mais aquecidas são as seguradoras, fundos de pensão e o ramo de resseguro. Os tradicionais empregadores são as companhias de consultoria especializadas em benefícios, auditoria contábil, instituições financeiras, corretoras e planos de saúde. dentre elas destacam-se:

• Auditoria Atuarial

Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.

• Estimativa e Análise

Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.

• Mercado Financeiro

Analisar o mercado, verificando os riscos de cada investimento.

• Perícia Técnico-Atuarial

Atuar em processos judiciais que envolvam questões atuariais.

• Planejamento de reservas

Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.

Sendo que estes áreas podem ser classificadas por atuação profissional de acordo com o objeto de trabalho:

Atuário vida: é aquele que desenvolve o foco voltado para as atividades de seguro de vida, planos de previdência e previdência social, uma das principais.

Atuários não vida: é aquele que trabalha na área com o principal foco de atividades de seguros de danos em geral.

Atuário financeiro: atua nas atividades financeiras, sendo este o mais conhecido fora do país, principalmente em países desenvolvidos.

2 PODEMOS CONSIDERAR QUE ESSAS PROFISSÕES BEM COMO OS CONHECIMENTOS DA CIÊNCIA ATUARIAL PODEM CONTRIBUIR PARA A GESTÃO EMPRESARIAL? POR QUÊ?

Podem sim, assim como um bom planejamento é importante para gestão; analisamos que a atuação dentro das empresas das ciências atuariais envolve nas áreas estratégicas e de tomada de decisão. Sendo ela voltada a eventos futuros, buscando a garantia da solvência por partes das empresas de seguros e dos fundos de pensão dentre outras, não visando apenas o ponto de vista da empresa, mas também a consciência e solidez do mercado que é interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com