TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Contabilidade Social

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÕES

CONCEITO: São informações, conhecimentos e experiências apresentados em diversos níveis, desde o de tomada de decisões superiores nos planos nacionais e internacionais (Nações unidas e Governos), ao comunitário e individual (Sociedade Civil). Com o objetivo de solucionar os problemas ambientais, sociais e econômicos, para isso, é necessário à implementação de duas áreas de programas para assegurar que as decisões se baseiem cada vez mais em informação consistente:

  1. REDUÇÃO DAS DIFERENÇAS EM MATERIA DE DADOS.

Embora haja uma quantidade considerável de dados é preciso reunir mais e diferentes tipos de dados nos planos local, provincial, nacional e internacional que indiquem os estados e tendências das variáveis sócio-econômicas, de poluição de recursos naturais e do ecossistema do planeta. Atualmente vêm aumentando a diferença em termos de disponibilidade, qualidade, coerência, padronização e acessibilidade dos dados entre o mundo desenvolvido e o em desenvolvimento, prejudicando seriamente a capacidade dos países de tomar decisões informadas no que concerne a meio ambiente e desenvolvimento.

Há uma falta generalizada de capacidade para a coleta e avaliação de dados, nos países em desenvolvimento e em muitas áreas no plano internacional. Além disso, é preciso melhorar a coordenação entre as atividades de informação e os dados ambientais, demográficos sociais, e de desenvolvimento.

O PNB (Produto Nacional bruto), e as medições dos fluxos individuais de poluição ou de recursos, não dão indicações adequadas de sustentabilidade. Os métodos de avaliação das interações entre diferentes parâmetros setoriais ambientais, demográficos, sociais e de desenvolvimento não estão suficientemente desenvolvidos ou aplicados. È preciso desenvolver indicadores do desenvolvimento sustentável para ter uma base para a tomada de decisões em todos os níveis e que contribuam para uma sustentabilidade auto regular dos sistemas integrados de meio ambiente e desenvolvimento.

OBJETIVOS IMPORTANTES:

  1. Obter uma coleta e avaliação de dados com relação aos custos para melhor identificação dos usuários, tanto no setor público quanto no privado e de suas necessidades de informação nos planos local, nacional, regional e internacional.
  2. Fortalecer a capacidade local, provincial, nacional e internacional de coleta e utilização de informação miltissetorial nos processos de tomada de decisões e reforçar as capacidades de coleta e análise de dados e informações para a tomada de decisões, em particular nos países em desenvolvimento.
  3. Desenvolver ou fortalecer os meios locais, provinciais, nacionais e internacionais de garantir que a planificação do desenvolvimento sustentável em todos os setores se baseie em informação fidedigna, oportuna e utilizável.

ATIVIDADES:

  1. APERFEIÇOAMENTO DA COLETA E UTILIZAÇÃO DE DADOS:

Os países e, quando solicitados, as organizações internacionais devem realizar inventários de dados ambientais, de recursos e de desenvolvimento, para gerenciamento do desenvolvimento sustentável. Devem determinar as deficiências e organizar atividades para saná-las. É preciso reforçar as atividades de coletas de dados, entre elas os de observação da terá e da meteorologia mundial, especialmente nas áreas de ar urbano, água doce, recursos terrestres, desertificação, outros habitat, degradação dos solos, biodiversidade, alto mar e atmosfera superior. E para que isso aconteça é necessária a utilização de novas técnicas para coleta de dados, inclusive sensoriamento remoto, baseado em satélites. Os fatores demográficos também têm uma atenção especial, tais como, urbanização, pobreza, saúde, grupos especiais, incluindo mulheres populações indígenas, jovens, crianças e os deficientes, e suas relações com questões ambientais.

  1. ESTABELECIMENTO DE UMA ESTRUTURA DE INFORMAÇÃO:

No plano nacional, os governos devem considerar a possibilidade de introduzir as mudanças institucionais necessárias para alcançar a integração da informação sobre meio ambiente e desenvolvimento. Já no plano internacional será preciso fortalecer as atividades de avaliação ambiental e coordená-las de modo a avaliar as tendências do desenvolvimento.

  1. FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE DIFUNDIR INFORMAÇÃO TRADICIONAL:

Os países devem, com a cooperação de organizações internacionais, estabelecerem mecanismos de apoio para oferecer às comunidades locais e aos usuários de recursos a informação e os conhecimentos técnicos-cientificos de que necessitam para gerenciar seu meio ambiente e recursos de forma sustentável, aplicando os conhecimentos e as abordagens tradicionais e indígenas, quando apropriado. Isso é particularmente relevante para as populações rurais e urbanas e grupos indígenas, de mulheres e de jovens.

MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO:

  1. MEIOS INSTITUCIONAIS:

Os meios institucionais tais como, o sistema global de monitoramento do meio ambiente (SCMMA), e o Banco de dados de informações sobre recursos globais (GRID), dentro do PNUMA, e diferentes entidades dentro do sistema global de observação da terra (EARTHWATCH), hoje considerados deficientes, devem ser fortalecidos, a fim de gerarem indicadores pertinentes para entregar meio ambiente e desenvolvimento.

  1. MEIOS CIENTIFICOS E TECNOLOGICOS:

Com a rápida evolução das tecnologias de coletas de dados, é necessário desenvolver diretrizes e mecanismos para a transferência rápida e contínua dessas tecnologias, em particular aos países em desenvolvimento, em conformidade com o capitulo 34 (Transferência de tecnologia ambientalmente saudável, cooperação e fortalecimento institucional), e para o treinamento de pessoal em sua utilização.

  1. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS:

Será necessária a cooperação internacional para o treinamento de todas as áreas e em todos os níveis, especialmente nos países em desenvolvimento. Esse treinamento terá de incluir o treinamento técnico dos envolvidos em coleta, avaliação e transformação de dados, bem como a assistência aos responsáveis por decisões em relação a como a utilizar essa informação.

  1. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL:

Todos os países, em particular os países em desenvolvimento, com o apoio da cooperação internacional, devem fortalecer sua capacidade de coletar, armazenar, organizar, avaliar e utilizar dados nos processos de tomada de decisões de maneira mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com