TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Custos e Formação de Preços

Por:   •  4/4/2016  •  Exam  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho para composição de Nota

Custos e Formação de Preços

1) Banca: CESPE - Órgão: SERPRO - Prova: Analista - Gestão Empresarial

O posicionamento de preços está diretamente relacionado ao trinômio qualidade/preço/valor percebido.

( ) Certo ( ) Errado

2) O que é a “lei da retribuição”?

3) Como se calculava o preço de venda? E hoje em dia?

4) Por que a publicidade conspira contra a “lei da retribuição”?

5) Hoje, praticamente __________ produto, que não tenha um _________________ ou ____________________ e que, por isso mesmo, não esteja sujeito a uma variável elasticidade _________________________ .

6) Premido pelo crescente acirramento da concorrência e às custas de experiências desastrosas com o encalhe de mercadorias, o que percebeu o empresário ?

7) O que é a lei do efeito “preço-volume”?

8) A relevância dos estudos de custos persiste como critério fundamental de julgamento de preços? E para que serve?

9) O novo procedimento de formação de preços descartou a importância dos custos? Antes, partia-se dos custos para se chegar ao preço, e hoje?

10) Explique o que é “Custo-objetivo”.

11) O que é Engenharia ou Análise de Valor?

12) Com base nas técnicas desenvolvidas pela Engenharia de Valor, quais efeitos são buscados?

13) Qual é a visão de Drucker sobre o efetivo gerenciamento de custos? E quando é recomendável usá-la?

Com idéias diferentes Drucker (1985) tinha como concepção: a estratégia não era competir por uma fatia maior no mercado, mas sim criar um novo mercado preenchendo assim um novo espaço deixado em branco juntando os melhores recursos possíveis para preencher tal espaço em branco não visto pelos concorrentes e investindo nesses recursos, medindo e gerindo os resultados constantemente, com as necessárias adaptações. Imaginar o futuro e atuar agora para se investir com nossos melhores recursos numa visão do amanha visão essa de Drucker

14) O que é mercadoria-isca?

Consiste em definir o produto que irá gerar atratividade. Muitas vezes, isso faz com que a mercadoria tenha preço baixo, chegando ao limite de poder, inclusive, gerar prejuízos. A percepção é de que, mesmo produzindo margens negativas, ele possibilitará a venda dos produtos rentáveis

15) O que são promoções de linha de produtos?

Dentro desta estratégia, a empresa estabelece políticas para que sejam criadas “regras” para produtos derivados da mesma linha produtiva, chamados de produtos conjuntos.

16) O que é Preço de Produto Cativo?

Muitas empresas definem o preço de certos produtos com uma pequena margem de lucro não condizente com sua arquitetura. Entretanto, a lucratividade ocorrerá, pois esse produto só funciona se outros produtos forem consumidos. Esses produtos complementares, apesar de serem mais baratos, serão vendidos com uma rentabilidade muito maior.

17) O que é preço por pacote?

Consiste no arranjo de uma série de produtos de forma a estimular a venda de todo um grupo de produtos ou serviços de uma só vez.  Empresas de móveis sabem que, dependendo do conjunto, as cadeiras de uma mesa só serão vendidas se a mesa o for, ou vice-versa. Assim, em vez de precificar os produtos individualmente, a empresa cria o pacote para a sala de jantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com