TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estágio Curricular Atividade de Reflexão

Por:   •  28/6/2022  •  Seminário  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTÁGIO CURRICULAR

LUCIENE VIEIRA DA SILVA

RA 1733242

TOCANTINÓPOLIS

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Estágio Curricular

LUCIENE VIEIRA DA SILVA

RA 1733242

Trabalho de Estágio Curricular- Atividade de Reflexão,

apresentado à Universidade Paulista –

UNIP, Tocantinópolis, como requisito básico para a

obtenção do título de Bacharel em

Ciências Contábeis.

Orientador(a): Prof(a). Me. Roberta Silva

Capítulo 1 – Introdução        

A pandemia de COVID-19, também conhecida como pandemia de coronavírus, é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). O vírus faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias que foram descobertos em 1937. Em 1965, quase trinta anos depois do primeiro isolamento da infecção, o vírus foi nominado como “corona vírus” por ser semelhante a uma coroa quando visto de um microscópio. Em dezembro de 2019, foi registrada uma nova variação do vírus, o SARS-CoV-2, responsável pela pandemia mundial. Segundo o Ministério da Saúde, a doença chegou ao Brasil em janeiro e, só até a primeira quinzena de abril, foram confirmados cerca 30 mil casos e quase 2 mil mortes. Para conter a transmissão por Corona vírus, a OMS recomenda que os governos estimulem a quarentena para pessoas que tiveram contato com o vírus, distanciamento social para toda a população e isolamento total para quem estiver com a doença. Além disso, a higienização das mãos e locais, o uso de máscaras faciais principalmente para idoso ou está dentro dos grupos de risco e manter distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas, também são ações que podem ser aplicadas para evitar o contágio.

Nesse sentido, vimos nossas vidas mudar com o distanciamento, com a s medidas de isolamento social. Vimos empresas fecharem as portas, escolas suspenderem aulas por tempo indeterminado. Os impactos são imensuráveis, a crise econômica e sanitária deixará marcas profundas, tivemos nossa vida cotidiana limitada. Em particular, a pandemia afetou minhas relações familiares, estudantis e profissionais. A limitação de movimento nos fez repensar nosso modo de vida, nossos valores e pensar em alternativas para superá-las.

Capítulo 2 – Referencial teórico

Na atual situação, de isolamento social, trabalhadores em home Office e o comércio fechado, muitos empreendedores têm dificuldade de manter seu empreendimento ativo. As incertezas afetam tanto os empresários quanto seus colaboradores. Nesse contexto, observamos a importância do profissional contábil. Conforme Szuster e Martins (2020 p.01) "[...]quando se pensava como é difícil retornar ao funcionamento normal, podemos assinalar a grande importância dos profissionais de Contabilidade através do controle de operações e do fornecimento de informações contábeis relevantes". O profissional de contabilidade possui a formação e a capacidade de minimizar os impactos negativos que muitas empresas poderão sofrer. Notamos o quão é importante um bom relacionamento com o cliente. Aprendemos muito sobre isso na disciplina de Administração do relacionamento com o cliente. É muito importante visar o aprimoramento e humanização do relacionamento com o cliente, pois a crise sanitária trouxe uma nova forma de relação com os clientes. Sendo necessárias algumas adaptações por parte do profissional contábil, da empresa, no modo de atendimento a fim de gerar segurança e satisfação para o cliente. Com a adoção do trabalho remoto, as regras e procedimentos adotados no atendimento ao cliente dentro da empresa necessitam ser revistos.

Nesse cenário, podemos relembrar o qual importante são as tecnologias  da informação, para comunicação, informação e interação entre contadores e empresário, são ferramentas importantes, facilitadoras para o processo de trabalho, o qual é uma disciplina estudada no curso de Ciências contábeis- Unip EAD. As tecnologias tem sua parcela de contribuição, podendo ter suas limitações, mas, neste atual cenário, são as alternativas mais viáveis para aproximação das pessoas.

As grandes mudanças que as empresas vêm enfrentando devida à pandemia do novo Coronavírus trouxeram dificuldades há muitos empresários no que diz respeito a como tomar suas decisões gerenciais. Se antes era preciso reduzir os riscos aos qual sua empresa estava passível de receber, hoje isso é uma questão que pode manter a sua empresa no mercado. É preciso cada vez mais de uma base para tomadas de decisões baseadas nos impactos do coronavírus em toda a empresa.

Os empresários devem adotar as medidas admissíveis a fim de minimizar o impacto do coronavírus no setor de contabilidade, para o qual foram estabelecidas algumas diretrizes pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Nesse sentido, observamos a grande importância da contabilidade gerencial, disciplina esta, estudada durante o curso de Ciências Contábeis da Unip ead.  A contabilidade gerencial é uma esfera da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. Antes de tomar qualquer decisão, devemos ter pleno conhecimento dos riscos que tal decisão provocará.

Martins  e Szuster, propõem no texto: Proposta para constituição da Reserva para Contingências em virtude da Pandemia do Coronavírus, analisar a possibilidade que as empresas brasileiras têm, em fazer o uso da prerrogativa prevista no artigo 195 da Lei 6404, que trata da constituição da Reserva para Contingências. As reservas são uma espécie de poupança, onde a instituição antes da distribuição de lucros “prevê” uma ou mais situações que se ocorrerem seria necessário dispêndios financeiros e reserva determinada quantia para que cobrir estes gastos se vierem a ocorrer. As Reservas para Contingência são preparadas com o objetivo de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda com probabilidade de ocorrer, sendo tal perda passível de ser monetariamente mensurada. De acordo com o artigo 195 da Lei 6.404/1976, a assembléia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com