TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Perícia, Avaliação e Arbitragem

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1.1. – Perícia, Avaliação e Arbitragem

Questão 1. Utilizando-se da nossa biblioteca virtual à sua disposição, faça uma síntese sobre o que os autores, Érico Eleuterio da Luz (Auditoria e Perícia Contábil Trabalhista – organizador) e Ril Moura (Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial), têm em comum no tocante aos conceitos e objetivos da Perícia Contábil, bem como destacar os pontos divergentes se houver.

Resposta: A partir da análise dos dois textos, pode-se constatar que ambos os autores apresentam que a perícia contábil transita pelo campo técnico-cientifico com o objetivo de esclarecer dúvidas, incertezas sobre fatos patrimoniais que estão sendo discutidos de forma judicial e extrajudicial. Em outras palavras a Perícia Contábil vem para estabelecer uma certeza com relação as informações contábeis sobre pontos que tenham dúvidas.

Já com relação ao livro de Érico Eleuterio de Luz observou-se que apresenta mais objetivos específicos sobre a Perícia Contábil, contudo vale destacar um ponto interessante apresentado por Ril Moura (Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial) que resume a necessidade de utilizar-se da Perícia Contábil que é analisar os fatos da causa que escapam ao conhecimento comum, ou seja é dar um caráter técnico ao problema que está sendo discutido.

Em suma, ambos autores nos provam a necessidade, os objetivos da Perícia Contábil para “colocar luz onde está obscuro”.

Questão 2. A partir da sua compreensão sobre Perícia Contábil, discrimine no mínimo três palavras essenciais que necessariamente devem fazer parte da conceituação de Perícia Contábil e justifique, ou seja, são essenciais por quê?

Resposta: Imparcialidade; tecnicidade; fidedignidade. Justifica-se que o perito e o laudo deve ser imparciais, tem que estar embasado de forma técnica e cientifica e por fim, deve priorizar as informações fidedignas.

Questão 3. Dentre os procedimentos de Perícia contábil, destaque três deles e reescreva com suas palavras.

Resposta: a-) EXAME: Aqui o perito realiza a análise de livros, registros de transações e de documentos; b-) VISTORIA:  o perito realiza o que é chamado de diligência que tem como objetivo verificar e constatar algo de forma presencial, olhando em loco; c-) AVALIAÇÃO: o perito estabelece valor a coisas, a bens, a direitos, a obrigações, a receitas e até mesmo a despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com