TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de arbitragem

Por:   •  28/5/2017  •  Ensaio  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

ARBITRAGEM

  • A questão da sede da arbitragem.

R: A escolha da sede da arbitragem é muito importante, pois isto implicará na execução da sentença arbitral. É impossível limitar dentro destas linhas a relevância dos reflexos impostos ao procedimento arbitral por conta da sede selecionada. Contudo, antes de efetuar a respectiva escolha, partes devem reconhecer, pelo menos, três pontos básicos.

Primeiramente, selecionar sede em jurisdição (país) signatária da Convenção de Nova Iorque, visto que a execução da sentença arbitral será facilitada nos demais 144 signatários desta convenção. Segundo, compreender que a escolha da sede vincula a lei processual aplicável e legitima intervenção, se for o caso, do judiciário do país escolhido. Por último, ciência de que as audiências, dependendo das leis e regulamentos aplicáveis, podem ser realizadas em local diverso da sede da arbitragem, ponto que não justifica seleção por mera conveniência geográfica.

  • Distinção entre arbitragem interna, internacional e arbitragem estrangeira.

R: A arbitragem estrangeira é aquela que resolve um litígio subordinada inteiramente a uma ordem jurídica de um país estrangeiro, ou seja, as partes e o objeto discutido (bem ou direito) estão situados no mesmo país que é diverso do país em que é feita a arbitragem;

A arbitragem internacional é aquela em que a relação jurídica controvertida envolver mais de uma ordem jurídica, seja em função das partes que compõem o contrato serem de países distintos ou porque objeto discutido se situe em uma ordem jurídica distinta;

Por fim, a arbitragem interna é definida pelo art. 34 da Lei 9307/96 – a lei de arbitragem, apenas por um critério geográfico, pois considera a arbitragem interna aquela cujas sentenças sejam proferidas no Brasil.

  • Implicações decorrentes (homologação) a cada um dos casos.

R: Arbitragem interna: A Lei de Arbitragem eliminou o grande obstáculo da necessidade de homologação da sentença arbitral pelo Poder Judiciário, pois garantiu expressamente no artigo 30 que a sentença arbitral produz os mesmos efeitos da sentença proferida pelo Poder Judiciário. Estabelece o Artigo 31 da LA: “A sentença arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e, sendo condenatória, constitui título executivo.”

Arbitragem estrangeira e internacional: ???????

  • Posição majoritária brasileira (Ver STJ, DJe 01.06.2006, Resp 1.231.554/RJ, Rel. Min. Nancy Andrighi) e Convenção de Nova York.

R: A lei brasileira seguiu o mesmo entendimento da lei espanhola de arbitragem, assim como ao que aconselha a Convenção de Nova Iorque no sentido de buscar uma equiparação entre a decisão arbitral e as sentenças proferidas pelo Poder Judiciário, ou seja, não há diferença entre a sentença arbitral proferida no Brasil e a sentença judicial de 1º grau, ambas gozam de executividade plena em território nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com