TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho unopar

Por:   •  23/10/2015  •  Bibliografia  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................6 

3 CONCLUSÃO.................................................................................................12

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................13

INTRODUÇÃO

Este trabalho contextualiza a resolução das questões propostas de acordo com os assuntos estudados durante todo o semestre. O conceito de segurança é muito difundido em todas as áreas de atuação, pois é um termo de extrema importância para o ser humano num contexto geral, todos os procedimentos, medidas, ações devem ser pensadas antecipadamente principalmente quando levamos em consideração os resultados de nossas práticas diárias, e a segurança sempre está presente na consideração. 

DESENVOLVIMENTO

A relação entre conceitos de biossegurança e saneamento ambiental existe o momento em que o funcionário da área de saúde ou estética usa máscaras, luvas, toucas, aventais, calças e sapatos são fundamentais nestes segmentos, além de uma característica muito importante é a maneira correta de lavagem das mãos, já que lavando as mãos de forma errada milhões de bactérias, vírus, podem ser transmitidos infectando milhões de pessoas.

Os efluentes oriundos dos estabelecimentos de serviços de saúde, para a manutenção da saúde pública e a segurança do meio ambiente, antes de serem lançados na rede pública de esgoto ou em corpos receptores, deverão atender às diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes. Já para os resíduos sólidos, o seu manejo encontra-se balizado pela Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC no 306,de 7/12/2004 e pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) no 358, de 29/04/2005.Essas duas Resoluções apontam para a obrigatoriedade, de todos os geradores de resíduos de serviços de saúde, de elaborar e executar um plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS).O PGRSS, segundo a Resolução da ANVISA, é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, tratamento interno, coleta e transporte internos, armazenamento, transportes e tratamento externos e destinação final, bem como a proteção à saúde pública. É importante deixar claro que Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSSS) são resíduos gerados por serviços prestadores de assistência médica em atenção à saúde humana e veterinária, necrotérios, funerárias e serviços onde se realizam atividades de embalsamento, serviços de medicina legal, instituições de ensino e pesquisa médica, unidades móveis de atendimento à saúde, serviços de acupuntura, serviços de tatuagem, dentre outros similares, os quais possuindo potencial de risco em função da presença de material biológico, objetos perfurantes e/ou cortantes potencial ou efetivamente contaminantes, produtos químicos perigosos, e também rejeitos radioativos.

Gerenciamento de Resíduos

O gerenciamento de resíduos consiste no acompanhamento de sua geração até sua disposição final. Neste processo temos um envolvimento que parte de dentro da empresa e fora dela, sendo ela responsável por todas as etapas do gerenciamento. Os resíduos produzidos em laboratórios, em função da diversidade, representam um problema de difícil gestão, não havendo um método ou solução únicos que possam ser generalizados. Para isso, é preciso seguir etapas para um bom gerenciamento de resíduos.

São elas:

  • Caracterização Segundo a resolução no 283, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 2001, os resíduos biológicos ou infectantes são classificados como grupo A. Este grupo apresenta risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente.

  • Segregação:

A segregação está diretamente envolvida ao local onde o resíduo é produzido. É o processo de separação das frações infecciosas e perigosas das não infecciosas e não perigosas. Esse processo permite a reutilização, recuperação ou reciclagem de alguns resíduos. Segundo Mastroeni (2006) a segregação está diretamente relacionada à minimização dos riscos. Também reduz o volume total dos resíduos gerados antes de submetê-los ao tratamento ou descarte. A efetiva segregação permite segurança ao pessoal que os manipula, tanto interna como externamente.

  • Acondicionamento dos resíduos:

Acondicionamento de resíduos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR-12.807, é o ato de embalar os resíduos de serviço de saúde – RSS, em recipientes para protegê-los de risco e facilitar o seu transporte, devendo ser realizado no local de sua geração devidamente identificado. Todos os resíduos biológicos gerados devem ser armazenados até o tratamento, de forma a prevenir e proteger a sua liberação durante as etapas seguintes do gerenciamento até sua disposição final. E deve ser identificado com 18 o símbolo de resíduo infectante (Anexo 7.5). Os resíduos altamente infectantes devem ser auto clavados em recipientes rígidos ou sacos plásticos autoclaváveis. Placas de Petri ou outro material relacionado deverá ser acondicionado em sacos plásticos branco com símbolo de resíduo infectante (Anexo 7.6) até a sua descontaminação. Os resíduos perfuram cortantes devem ser acondicionados em recipientes rígidos devidamente identificados (Anexo 7.7). Os resíduos classificados como comuns podem ser acondicionados em sacos plásticos de qualquer cor (ABNT, 1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com