TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título: "Crime ambiental em Brumadinho".

Por:   •  13/3/2023  •  Artigo  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 3

FRANCISCA GISELLE ALVES DA SILVA.1

1

[pic 1]

Título: "Crime ambiental em Brumadinho".

É sabido que os impactos das nossas ações causam e afetam o meio ambiente, e trazem uma série de tragédias para a sociedade civil e a biodiversidade, Sabemos também que os crimes ambientais não apenas nos afeta, mas afetará as próximas gerações de uma drástica e negativa não somente pelas tragédias em si, mas pelo tipo de consciência ambiental que estamos deixando como “legado”. Devemos nos questionar sobre a nossa responsabilidade em meio a destruição do nosso planeta. Criar uma consciência desde cedo se quisermos evitar que a negligência não crie novas vítimas e cidades não sofram o que aconteceu em Brumadinho.

No Brasil, onde a maior floresta tropical do mundo está localizada, mostramos ao mundo que os crimes contra o ambiente não sofrem sanções, ou, são penalizados. Mostramos também ao mundo que não temos respeito pela nossa herança territorial, pela nossa biodiversidade e muito menos pelas vidas que são perdidas pela ganância e irresponsabilidade daqueles que deveriam fiscalizar e preservar pelo bem comum das gerações futuras e a presente, tragédias como Brumadinho não foi a última, ou, a primeira tragédia causada pela falta de fiscalização e consciência ambiental. Onde 272 pessoas perderam suas vidas de maneira violenta e sem chances de defesa, é de grande pesar observar que essas pessoas não são lembradas e já foram esquecidas de tal forma. Quatro anos após a tragédia ninguém foi preso e responsabilizado por tamanha devastação.

Ainda nos dias atuais temos corpos desaparecidos e familiares em angústia por terem perdido além de bem materiais, mas sofrendo pela perda de seus parentes, vizinhos, ou, melhor a perda de suas vidas e cotidiano, pois é impossível sobreviver a tamanha tragédia e continuar sendo o mesmo. Essas famílias jamais irão superar tamanha violência, nomeio como um ‘ATO DE VIOLÊNCIA', pois essas pessoas foram expostas a um risco, tiveram suas vidas arrancadas de si e foram soterradas junto aos destroços que arrastaram não só casas, vias e prédios, mas arrastaram a história de cada família, cada lar e cada sonho que muitos até hoje não conseguiram voltar a sonhar com a esperança de um recomeço.

Falar sobre essa tragédia dói e cria um nó na garganta e nos leva a questionar sobre quantos crime contra o ambiente saem impune e sequer são noticiados pelo mundo afora, também vem a tona o sofrimento que impomos aos animais que são indefesos diante da crueldade humana, se para nós humanos a dor é insuportável mesmo conseguindo nos defender, imaginemos os animais tão pequeninos diante dos crimes contra seu habitat natural?

FRANCISCA GISELLE ALVES DA SILVA.2

2

Dos 264 corpos localizados e identificados, temos 264 sonhos, vidas e famílias arrastados na dor e sofrimento que esse crime causou. E quatro anos depois ainda temos 6 corpos desaparecidos e junto a eles suas famílias aflitas por não terem o direito de uma despedida, é inegociável que em meio a tanta tecnologia, informação e soluções ainda nos deparamos com crimes contra o meio ambiente e a sociedade civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com