TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BALANÇO PATRIMONIAL

Por:   •  14/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 7

1  BALANÇO PATRIMONIAL

Segundo Almeida (1996) o Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente (relatório contábil obrigatório por Lei). Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada). Uma das finalidades principais da contabilidade é fornecer a informação necessária para preparação da demonstração da posição financeira de uma empresa em determinada data. Esta demonstração, chamada “balanço”, mostra os ativos, as obrigações e o patrimônio liquidam.

A sua principal função é dar suporte à tomada de decisões. Através do Balanço, o empresário pode rapidamente tomar noção da solidez financeira e as capacidades do negócio. Esse demonstrativo permite que seu leitor veja o que a empresa possui, assim como o que ela deve a outros na data indicada no título.

  1. ESTRUTURA

O quadro do Balanço Patrimonial é dividido em dois lados e composto por três elementos. Do lado esquerdo temos os bens e direitos, que chamamos de Ativo, enquanto que do lado direito figuram as obrigações, que chamamos de Passivo. Também do lado direito, porém mais abaixo, temos o Patrimônio Líquido, que como já disse é uma simples diferença entre Bens mais Direitos e as Obrigações. Esta diferença sendo apurada sequencialmente deixará os dois lados sempre iguais.

Esquematiza-se o Balanço Patrimonial na seguinte forma:

[pic 1]

Ativo

Os ativos são subdivididos em grupos e classificados de acordo com sua facilidade de liquidez. Ou seja, aqueles com mais facilidade de se transformar em dinheiro – a começar pelo próprio dinheiro - aparecem no topo e assim decrescendo.

Ativo Circulante: Representa todos os bens e direitos facilmente convertidos em dinheiro no curto prazo (até um ano). Esse grupo é dividido nos seguintes subgrupos: Disponibilidades, Créditos, Estoques, Outros Créditos e Despesas Antecipadas.

Ativo Não Circulante: são registrados os bens que somente serão realizados (transformados em dinheiro) no prazo acima de um ano, ou aqueles sem a intenção de negociação. Esse grupo é dividido nos seguintes subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizados ,Intangível.

Passivo

Da mesma forma que o ativo, o passivo é dividido em dois grupos, e classificados de acordo com seus prazos de exigibilidade.

Passivo Circulante: Representa as obrigações exigíveis (que vencem) dentro de um ano. Ou seja, aquelas dívidas que a empresa precisa pagar até o fim do seu próximo exercício. Dentro do Passivo Circulante temos: Fornecedores, Obrigações Trabalhistas, Empréstimos e Financiamentos, Obrigações Tributárias, Provisões e Encargos das Provisões, Outras Provisões.

Passivo Não Circulante: são registradas as obrigações que vencem após o próximo exercício, ou seja, aquelas com vencimento no prazo maior que um ano. Dentro desse grupo temos: Exigível em Longo Prazo, Resultado de Exercícios Futuros.

Patrimônio líquido

O Patrimônio Líquido também faz parte do Passivo, pois tecnicamente é uma obrigação da empresa para com seus proprietários. Entretanto ele tem uma natureza especial, pois trata-se de uma dívida não exigível, ou seja, que não pode ser executada. Aqui são representados os valores do capital integralizado pelos sócios mais os valores provenientes de lucros e reservas. De fato, o Patrimônio Líquido apresenta a riqueza efetiva da empresa, quer dizer, aquilo que sobra depois de pagar suas dívidas.

1.2 OBRIGATORIEDADE

        

Balanço Patrimonial é aplicado em todas as empresas sendo elas ME/EPP, PME´s, Eentidade sem finalidade de lucro e Empresas de capital aberto e grande porte.

2  DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

        

A DRE é a demonstração contábil que tem por finalidade, mostrar a situação financeira da empresa, ou seja, se esta possui lucro ou prejuízo.

Ludícibus e Marion definem a DRE como “resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período” (IUDÍCIBUS, MARION. 2009).

Seus cálculos são realizados de forma simples, subtraindo-se as despesas das receitas e assim aponta se houve lucro ou prejuízo no exercício da análise. É de grande importância avaliar a saúde financeira da empresa. Por ser um relatório relativamente detalhado a DRE fornece aos administradores importantes elementos que são fundamentais para tomada de decisão. Sem as informações fornecidas pela DRE o administrador não será capaz de avaliar a verdadeira realidade da empresa.

2.1 ESTRUTURA

  QUADRO E CONTEUDO DA ESTRUTURA

2.2  OBRIGATORIEDADE

DRE é aplicada em todas as empresas sendo elas ME/EPP, PME´s, Entidade sem finalidade de lucro e Empresas de capital aberto e grande porte.

3 DEMONSTRAÇÃO LUCROS E PREJUIZO ACUMULADO

        As Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados servem para indicar o destino dos provenientes lucros e também  ao gestor onde ou o que fazer quando houver lucro na empresa. Sendo assim, parte deste lucro pode ser destinada aos donos da empresa, pois serve como remuneração pelo capital investido na composição da empresa. Neste caso, esta parcela chama-se dividendo. A outra parcela restante do lucro pode ser reaplicada na organização, chamando-se assim de lucro retido.

        De acordo com Ludícibus e Marion “a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados serve de ponte entre a DRE e o Balança patrimonial” (IUDÍCIBUS, MARION, 2009). Tal afirmação se dá pelo simples fato de que se devem conhecer todas as origens de recursos dentro da atividade contábil. Os lucros são previstos pela DRE, sendo assim, como visto acima, tais necessitam de um destino, podendo retornar aos sócios como remuneração ou retornando a empresa como aplicação. Quando há o retorno a empresa deve ter uma destinação específica, sendo assim, pode servir para ampliação de estoque, aquisição equipamentos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (205.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com