TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valuation: Seu Real Valor De Mercado

Por:   •  27/9/2023  •  Artigo  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

VALUATION: SEU REAL VALOR DE MERCADO

KRAEMER, Bianca Carolina[1]

MINOZZO, Carla Emanueli[2]

OLIVETTE, Gabriel Samuel[3]

BASTOS, Karime Michely 4

RESUMO: O valor de um objeto origina na utilidade deste, da mesma forma o Valuation sobre uma empresa decore no que ela produz e agrega de valor. Salientando ainda, que este artigo de metodologia aplicada tal pesquisa básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Portanto, o exposto artigo exibe o conceito de valoração da empresa o uso de técnicas, métodos para um resultado ideal. Desta forma resulta a reflexão de aplicação do Valuation, trazendo aperfeiçoamento do empreendimento e seu valor de mercado. O estudo resume a importância de saber valorar a empresa, como é feito essa valoração, e por fim sua real importância.

Palavras-chave: Valuation; Valoração das empresas; Valor de mercado.  

1 INTRODUÇÃO

Demonstrar o conceito de Valuation e sua relevância é o objetivo do trabalho. Valorar uma empresa é algo difícil, porém importante, criar uma perspectiva de análise sobre um negócio, saber seu valor justo, usar da avaliação para obter direitos preferencialmente a um empréstimo ou negociação de venda ou aquisição de concorrentes. Muitas das vezes a não utilização ou a utilização inadequada traz prejuízos, acarretando também em seus investimentos, não propiciando a entrada de novos investidores ou pior a venda do empreendimento devido a não observância do real valor do mesmo e vende-lo com seu valor subvalorizado.

Com o aproveitamento da avaliação de empresa, adquire uma gama de informações essenciais, tanto quanto na percepção de mercado, ferramenta de análise de obtenção de crédito e novos investidores, notoriedade em participações societárias.

A objetividade se exibe de maneira que constate o conceito Valuation, e seu bom uso, de métodos e técnicas, que atingem o resultado. Sendo assim a pesquisa busca na base bibliográfica sobre os procedimentos que avaliam empresas e dispõe de seus resultados e inclusive evidenciar a implementação do Valuation que traz o aperfeiçoar do empreendimento junto com seu valor de mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (VALUATION)

        De acordo com Miyazaki (2009, p.11), “A expressão Avaliação de Empresas provém do termo em inglês Valuation, que significa valor estimado, ou, atribuir valor.”

        Ainda para Miyazaki (2009, p. 11), “A Avaliação de Empresas tem contribuição primordial, podemos citar as compras e vendas de negócios, fusões, cisões e incorporações de empresas, dissoluções de sociedades, liquidações de empreendimentos e avaliação de habilidades de gestores”.

        De acordo com Oliveira os principais métodos para valorar uma empresa são: resultado econômico, balanço patrimonial, fluxo de caixa descontado, criação de valor, opções e misto (goodwill).

        Mas a escolha do melhor método não garante o valor mais exato e correto de uma empresa, pois a seleção rigorosa de premissas e a utilização de uma forma de projeção adequada é o que se torna de fundamental importância (SAURIN et al, 2009).

        Um dos maiores desafios dos investidores é a alocação ou não de recursos, dessa forma o estudo das decisões de investimento vem sendo de grande interesse, tanto para o meio acadêmico quanto para o meio corporativo com o intuito de criar e estabelecer critérios que sejam objetivos e eficientes (RODRIGUES et al, 2013,p.1).

        Porém Damodaran (2012) explica, por mais que os dados e as medidas estejam em perfeita exatidão, a premissa da avaliação cai de qualidade, visto que os fatores de valores; feitas as presunções, não estarão em conformidade com os números reais.

        Em virtude disso compreende o autor da seguinte maneira “De um modo geral, o valor do crescimento movido a aquisições é muito mais difícil de estimar que o valor do crescimento interno, ou orgânico” (DAMODARAN, 2012, P.115)


2.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

        De acordo com Neto e Brandão (2018, p.141) “[...]é importante destacar que cada método admite concepções diversas [...] é fundamental compreender tais pressupostos, a fim de empregá-los adequadamente”.

        Modelos baseados no balanço patrimonial retratam método de avaliar somente estimando valor de ativos e o balanço da empresa, não exterioriza o mercado onde situa a empresa, os procedimentos invisíveis como ações de contratos (ANTONIK; MULLER, 2017)

        Paralelamente outro método, o mais utilizado seria o de fluxo de caixa descontado, um método que traz complexidade em atribuir valor (NETO; BRANDÃO, 2018)

        Desta maneira, Neto e Brandão (2018) declaram:

Nesse contexto, a ideia de fluxo de caixa equivalente é apropriadamente aplicada por meio de um tipo específico de equivalência. O valor presente líquido (VPL), que é um valor equivalente no momento atual a um fluxo de caixa, é o instrumento que operacionaliza adequadamente a concepção de valor de um ativo. Ele calcula um único valor no momento atual que é equivalente a um conjunto de fluxos de caixa descapitalizados por meio de uma taxa de desconto (taxa mínima de atratividade). (p.156)

        Acrescenta-se outro método de avaliação EVA (valor econômico agregado) sendo assim “Fonte de informação relacionada à geração de valor ao acionista, que possibilita o conhecimento e a mensuração do desempenho empresarial (ANTONIK; MULLER, P. 135).

        Até este momento visivelmente como retrata Antonik e Muller (2018):

“[...] entre o EVA e o valor das ações das empresas analisadas na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo mostram a correlação dos indicadores de desempenho, com base em critérios estatísticos, chegando à conclusão de que, com os dados analisados, o EVA não apresentava forte correlação com o valor da ação nem com sua variação. Dessa forma, o EVA, como indicador confiável, para pressupor o valor da ação não tem tanta credibilidade, até porque não há teses que comprovem a relação entre o valor da empresa e da ação” (p.136).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (147.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com