TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivemos a Mais Profunda Crise Moral e Ética

Por:   •  9/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

 

Aluna: Ana Clara da Silva de Oliveira

 1.   O autor cita alguns motivos que impedem a evolução do homem no campo da ética e da moral, da mesma forma está evoluindo a ciência e a tecnologia. Destaque esses motivos. (0,5)

Um dos motivos citado no texto é a grande disputa de espaços e a intensa luta pelo poder, que fazem com que os que estão na busca pelo poder vejam os outros candidatos como um adversário e não como um aliado para a população. Outro fator que o texto destaca é o uso dos recursos onde os que têm mais recursos possuem a maior facilidade em comandar e chegar ao poder do que os que possuem menos recursos. E essas pessoas possuem o poder social, econômico e demagógico sobre a sociedade. Outro exemplo citado é a falta de conduta das pessoas que estão no poder e a sensação de impunidade que fazem com que as pessoas não temam as punições legais fazendo com que as pessoas trabalhem em benefício próprio.

2.   Cite pelo menos um exemplo ou uma situação no texto que demonstra a profunda crise moral e ética no Brasil atualmente. (0,5)

 O texto aponta um exemplo bem claro sobre a crise moral e ética do Brasil quando descreve os episódios ocorridos no parlamento brasileiro que são expostos pela mídia onde demonstram a falta de caráter com os interesses do povo e uma falta de ética e moral, onde os representantes se preocupam somente com os próprios benefícios e as vantagens pessoais. O texto completa ainda falando que todos esses escândalos levaram as pessoas a viver de forma ainda mais antiética, onde as pessoas antiéticas não sofrem impunidades por conta de seus atos. Assim, a sociedade se sente instigada a manter comportamentos antiéticos e adotar um desvio de conduta.

3.   Utilizando as informações apresentadas durante nossas aulas e em suas pesquisas, disserte sobre a correta aplicação da ética e da moral no ambiente corporativo. (0,5)

A ética e a moral no ambiente corporativo é muito importante, tanto dentro da empresa, quanto fora, com os clientes, fornecedores e demais envolvidos. A ética está muito presente no mundo dos negócios, possuindo o papel de conduzir a sociedade, melhorando-as em todos os sentidos, e atribuindo valor na vida dos colaboradores. O valor ético nos negócios varia conforme os benefícios que a empresa causa na sociedade. As empresas que só pensam em lucros possuem uma consciência de sociedade e comunidade baixa, enquanto as que se preocupam e beneficiam a sociedade possuem um valor ético alto, por exemplo.

 As organizações geralmente são compostas por pessoas de diferentes classes sociais, crenças religiosas, ideologias políticas e até mesmo de culturas variadas, como no caso das empresas multinacionais, ter um manual de conduta e ética profissional é essencial. Os valores da organização servem para auxiliar os funcionários a seguirem a cultura e as ideologias que a empresa prega.

Para que seja feita a correta aplicação da ética e da moral no ambiente corporativo é preciso criar uma boa cultura organizacional fazendo programas e treinamentos que incentivem as boas práticas e condutas pelos funcionários dentro e fora das organizações, fazendo com que os colaboradores se sintam parte da equipe ou de seu setor, e os incentivando as crescer junto empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com