TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área de atuação do contador

Por:   •  12/11/2017  •  Artigo  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

REA DE ATUAÇÃO DO CONTADOR

Tópicos de atuação profissional

Prof. Tiago Ignácio

No Brasil, todas as empresas, públicas ou privadas, são obrigadas por lei a contratar um contador. Existem, atualmente, mais de 35 mil escritórios de Contabilidade, Auditoria e Consultoria Contábil no País. Essa realidade garante ao profissional formado em Ciências Contábeis um mercado de trabalho bastante atrativo

Qualquer pagamento ou recebimento efetuado ou programado para ser efetuado por uma pessoa, empresa ou governo pode e deve ser classificado e organizado de acordo com as normas da contabilidade. No caso de empresas, essa tarefa é uma necessidade e uma obrigação legal, sendo atribuída a contadores e auditores.

Contadores são profissionais responsáveis por reunir, analisar, verificar e preparar registros financeiros de governos, empresas públicas e privadas ou pessoas. A partir de notas de gastos e recebimentos, preparam balancetes, declarações de lucros e perdas, estudos de custo, relatórios fiscais e guias para recolhimento de impostos, de acordo com normas contábeis estabelecidas. Podem especializar-se em áreas como auditoria, perícia, tributos, custos, orçamentos e controles. No governo, podem trabalhar para instituições como Receita Federal e Banco Central, funcionando como investigadores ou auditores, para detectar fraudes e evasões. Auditores analisam e verificam registros financeiros de empresas, preparados pelos contadores, para checar se são exatos, completos e se estão de acordo com as leis fiscais e comerciais.

O contador é o responsável pelo gerenciamento das receitas, despesas e lucros da empresa por meio dos registros e dos controles de suas contas. Trabalha também para contribuição às atividades administrativas, econômicas e financeiras: previsão, planejamento, coordenação, organização e fiscalização de setores e serviços. Registra as decisões executivas e fatos administrativos e cuida do pagamento de impostos e taxas. O profissional analisa e assina balanços e balancetes. Participa de programas de auditoria e pode fazer perícias judiciais e extrajudiciais.

Uma de suas principais funções é a preparação de demonstrações contábeis para os usuários externos de uma empresa, como o governo. Além disso, esse profissional pode preparar demonstrativos internos para a tomada de decisões nas áreas de custos, produtividade, avaliação do desempenho empresarial, planejamento fiscal e auditoria, entre outros. Como se pode perceber, o Contador é um especialista em planejamento tributário em análise financeira. Esse profissional administra a contabilidade de empresas por meio do registro e do controle de suas contas. É o responsável pelo planejamento, pela coordenação e pelo controle das contas e dos lançamentos de uma empresa, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, de produção e de renda. Confere, ainda, os registros contábeis e cuida do relacionamento com o poder público, principalmente no que concerne à parte tributária.

O campo de aplicação da Contabilidade

Abrange todas as entidades econômico-administrativas, as pessoas físicas e as pessoas jurídicas de direito público, como a União, os estados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com