TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Negócios

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho, ócio criativo e tecnologia.

1- Entrevista com Domenico De Masi

A) O ócio criativo não é a mesma coisa que o tempo livre, não é a mesma coisa do que a preguiça, do fazer nada. Ócio criativo é fazer as coisas ao mesmo tempo. Sendo assim, ócio criativo é poder produzir tudo com alegria, criatividade, etc...

Só se cria se tiver motivação e quem não se diverte não se motiva.

B) O ócio criativo caracteriza-se pelo trabalho, estudo e lazer.

Trabalho pelo meio da criação da riqueza.

Estudo por meio da criação da aprendizagem.

Lazer por meio da qual se cria a alegria.

C) De Mais avalia o Brasil como preparado para o ócio criativo, principalmente de São Paulo para cima. Cita como exemplo o Carnaval carioca, que é um dos maiores expressões do ócio criativo és criativo, alegre e divertido.

D) A burocratização do trabalho é um dos maiores inimigos da criatividade, alegria e motivação. De Masi, cita ainda um exemplo de um chefe chato, onde na opinião dele é um dos impedimentos da criatividade, alegria e motivação por inteiro.

E) As 4 redistribuição do trabalho são: o trabalho, o poder, o saber e a riqueza.

Conforme relato do entrevistado acredito que devemos redistribuir melhor essas coisas, nos dia de hoje os pais trabalham quase que por dobrado que os filhos, onde deveriam ser divididos por igual esses conceitos, não num sentido socialista, mas de justiça. Todos precisam do ócio criativo, mas nos dias atuais os filhos (grande maioria) estão apenas com o tempo livre.

F) A supervalorização nos dias de hoje é que o ser humano não olha para o ócio criativo, apenas para o trabalho e isso é 1/7 da vida e não dão bola para os outros 6/7, mas precisam se preparar, com isso mudou também a forma de educação, que em décadas antigas éramos educados pela família, o tempo foi passando e já éramos educados pela família e amigos, após pelos dois e mais a televisão e nos dias de hoje além dos já citados a internet esta relacionada entre a educação e a supervalorização do trabalho.

G) Acredito que levo a vida nos dias atuais com ócio criativo, tempo livre o que é isso?? Posso dizer que é uma mistura de tudo o que faço em relação ao trabalho, estudo e lazer. Muito interessante relacionar o tempo livre com o ócio criativo, que é uma mistura de tudo, outro ponto que me chamou atenção foi na redistribuição do trabalho, poder, saber e riqueza e de o trabalho ser apenas 1/7 da vida. Devemos levar a vida com motivação alegria e criatividade, pois é assim que levo a minha, mesmo tendo como inimigo a inveja, a burocratização entre os empecilhos. Devemos é ter a felicidade e cuidar com a supervalorização do trabalho, que prejudica não só a educação, como outros pontos.

2- Código de Ética

A- Código de Ética é um documento onde encontram-se normas para orientar as posturas e atitudes, isso é para a sociedade aceita-las moralmente ou tolera-las. A importância desse código é para que a sociedade tivesse uma linha correta e de boa imagem. Além disso, o código fixa normas que regulam comportamentos das pessoas (como exemplo em empresas ou organização). Apesar da ética não ser coactiva (não implica penas legais), o código de ética supõe uma normativa interna de cumprimento obrigatório.

Nas empresas o principal objetivo dos códigos e para manter uma linha de comportamento uniforme a todos, assim também tiram a responsabilidade dos dirigentes a explicarem constantemente as obrigações que os funcionários devam seguir.

B- O conteúdo é formado por conjunto de politicas é práticas especificas, abrangendo os campos mais vulneráveis. Este material é resumido em um relatório de fácil compressão para que possa circular adequadamente entre todos os interessados. Todos os códigos colocam conteúdos que são de extrema importância como, lealdade, respeito, saúde, segurança, comportamento, assédio profissional e sexual, alcoolismo, uso de drogas, entre outros.

C- As vantagens em ter um código de ética trazem as empresas ou instituições governamentais ou qualquer outro seguimento, a transparência de suas regras. Com isso, as empresas podem ser mais harmônicas, tranquilas em razão das referências que cria deixando um lastro decorrente do cumprimento de sua missão e de seus compromissos. Claro que deve em todos os códigos ter consistência e coerência entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com