TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Profissão Contábil

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

Ética e Moral.

Nas relações entre os indivíduos surgem diversos conflitos, regidos ou não por normas, e, eles são o campo de estudo da ética e da moral. Para Adolfo Vásquez, a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é o conjunto de valores morais que norteiam a conduta dos indivíduos na sociedade. O mesmo autor define moral como, o conjunto de normas, que regulam o comportamento humano, usadas cotidianamente pelos cidadãos. Assim, percebemos que algumas normas são oriundas das relações e do comportamento dos indivíduos na sociedade

A ética de uma maneira geral tem por objeto o comportamento dos indivíduos de uma sociedade e a forma como eles agem diante das situações cotidianas. A ética sob uma ótica geral é individual, vai de cada ser, julgando se é correto ou não. O que define um julgamento coletivo de uma determinada ação humana são os costumes. Advindos com o tempo, eles são os responsáveis por influenciar a criação de normas formais.

 A moral trata das normas comportamentais desses indivíduos, tendo em vista a formalização das leis que regem o comportamento social. Em sua maioria é oriunda de costumes que são formalizados como leis a fim de garantir a estabilidade e a satisfação popular. Elas advêm das avaliações coletivas que pressionam pela normatização anti algumas condutas.

Portanto, devemos nos atentar em não confundir ética e moral. Apesar de apresentar semelhanças os dois têm conceitos distintos. A ética é a ciência que trata das relações humanas e a mora, ciência que tem por objeto as normas que regem essas relações.

Ética Profissional

É o campo da ética que tem como foco as relações profissionais. Antonio Lopes de Sá define ética profissional como um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. Como vimos a ética não se trata de norma, e sim, das atitudes dos seres humanos nas suas relações habituais de ocupação. Ou seja, é o conjunto de princípios e normas de condutas no exercício de qualquer profissão, fazendo com que o profissional respeite seus semelhantes quando estiver exercendo seu trabalho.

Para quem deseja ter uma carreira de sucesso, seguir os valores da sociedade e da organização, cumprir as normas pré-estabelecidas agindo de forma correta, é de fundamental importância no exercício da sua atividade a Ética Profissional. É devido à boa conduta das pessoas e empresas que o vínculo de mercado é fortalecido e consolidado. Esse bom comportamento não segue apenas princípios e normas. Ele depende do caráter de cada indivíduo. Rompendo essa forma de proceder é destruída, parcial ou integralmente, a ligação oriunda dessas relações. Essa ruptura traz consigo a imagem negativa de um dos lados em relação ao outro.

Portanto, devemos olhar para a ética profissional como o campo que trata das relações de mercado entre especialistas, empresas e indivíduos. Percebemos através dos conceitos citados que todo ser humano perito em uma atividade, deve exercê-la respeitando os princípios e as normas de conduta que regem o segmento e suas relações de mercado.

A Profissão e o Profissional Contábil

A evolução da contabilidade esta associada ao desenvolvimento da humanidade e seu progresso nos diferentes seguimentos. Sua eclosão deu-se na Itália com Leonardo Fibonacci e posteriormente com a obra de Luca Pacioli, a respeito do método das partículas dobradas. A história da contabilidade no Brasil iniciou-se com a chegada da corte imperial que causou forte impacto no comércio.

O marco evolutivo da profissão no Brasil foi com o Decreto-Lei 9.295/64. Através dele foram criados os Conselhos Federais e Regionais com função de fiscalizar a profissão no Brasil. Segundo Attie (2011), a contabilidade é o instrumento de medição, avaliação do patrimônio e dos resultados alcançados pela administração da empresa. Essa forma como conhecemos a ciência contábil, passou por diversos processos evolutivos antes de alcançar o modelo vigente

Com o enorme progresso da Ciência Contábil, verifica-se cada vez mais a necessidade de profissionais capacitados a exercer a profissão com idoneidade, responsabilidade, competência, gabaritado e de ordem superior para dominá-la. Ao profissional contábil cabem inúmeras funções e responsabilidades. Elas decorrem do histórico evolutivo da profissão que trouxe consigo uma nova visão profissional.

Ele deve atentar-se às constantes mudanças e perceber que a contabilidade é mais que uma ciência exata. Ela é uma ciência com abrangência social, pois, atua diretamente nas relações pessoais, interpessoais e comercias.

Código de Ética Profissional

O Código de Ética é uma resolução que estabelece a forma de conduta, através de direitos e deveres de uma pessoa física ou jurídica, seja em uma categoria profissional, em uma instituição dentre outras. Ele é a ferramenta responsável por garantir o pleno vigor de uma determinada profissão e a lisura dos profissionais que a exercem.

Pode-se dizer que o código de ética profissional é um instrumento regulador com princípios e praticas de comportamento, permitidas e proibidas no exercício da profissão (Lisboa, 1997). Esse mecanismo segue princípios básicos que são responsáveis por nortear a forma como as normas são criadas. A regulamentação da conduta visa o bem-estar do mercado e da sociedade, diante das ações dos especialistas, de forma a assegurar a integridade dos atos de seus membros dentro e fora da instituição.

Na contabilidade não é diferente. Para que seja garantida a idoneidade do profissional,   ela dispõe do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), regulamentado pela resolução Nº803/1996, aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). É claro que este objeto não garante que o profissional agirá corretamente de acordo com as legalidades. De acordo com Lisboa (1997), o objetivo do código de ética para o contador é habilitar esse profissional a adotar uma atitude pessoal, consoante com os princípios éticos conhecidos e aceitos pela sociedade. O código traz consigo penalidades às infrações cometidas pelos especialistas contábeis atuantes na área

Portanto, vale lembrar que a ética é a ciência que estuda a relação; a moral são normas formais decorrentes de algumas relações. A fundamentação de costumes de uma determinada atividade para melhor disciplinar a ação de um profissional, está elencada no código de ética da profissão que rege a conduta de cada um. Este visa assegurar uma boa atuação profissional e protege direitos de pessoas não ligadas diretamente com o cotidiano da atividade, porém, precisam dos serviços do especialista.

Ética Profissional do Contador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com