TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética nos negócios

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar ao leitor que para ser um profissional bem sucedido, o contador deve seguir a risca o Código de Ética do Profissional, pois este criado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) fixa a forma pela qual se devem conduzir os profissionais da contabilidade em seu exercício profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ÉTICA NOS NEGÓCIOS

        Sabemos que em sua profissão o contador deve seguir um Código de Ética. O Código de Ética do contador foi elaborado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas caso necessário.

        O Código de Ética Profissional do Contabilista deve ser seguido tanto pelos Contadores quanto pelos Técnicos em Contabilidade.

        No ano de 2005 houve uma operação da Polícia Federal, onde a empresa Schincariol foi acusada de montar um grande esquema de sonegação de impostos. Esta operação ficou conhecida como “Operação Cevada”.

        Esta empresa foi fundada em 1939, em Itu (SP) por Primo Schincariol, onde no início produzia apenas refrigerante. Com o passar dos anos passou a produzir cerveja.

        Com o lançamento da cerveja Nova Schin, a empresa tornou-se a segunda maior produtora de cerveja do país, porém com o aumento de seu lucro e também por se tornar uma pedra no sapato de seus concorrentes, a empresa passou a ser denunciada por possíveis fraudes e sonegação de impostos.

        Com muitas denuncias e dossiês a Polícia Federal fez seu trabalho de investigação, onde foi constatado que havia a sonegação e que obtiveram a ajuda de alguns fiscais da Receita Estadual, que faziam “vista grossa” ao ver as notas fiscais frias. Este é apenas um exemplo dentre outros atos ilegais que a empresa praticava.

        Diante disso, percebe-se que houve negligencia dos contadores e que infringiram algumas normas do Código de Ética onde fica claro que o contador deve exercer sua profissão com zelo, diligencia, honestidade e comunicar desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstancia adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores.

        Também é dever do contador segundo o código de ética renunciar as funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renuncia. Portanto o contador deveria ter renunciado ao trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com