TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Éticas nos negócios

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR        

2.1 COMPORTAMENTO DO CONTADOR................................................................. 5

2.2 PENALIDADES......................................................................................................6

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.............................................................. 7

4 A SITUAÇÃO ECONÔMICA ................................................................................... 7

5 EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPE DA CONTABILIDADE............................... 8

6 ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS...........................................................................9

7 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir faz referência do Caso Schincariol abordando vários temas. O código de ética do contador é um deles onde cita os deveres e obrigações que foram violados pelo contador da empresa e também as penalidades que o contador pode sofrer caso não seja ético em sua profissão. 

A cada dia o mercado exige mais transparência e disseminação ética em todos os atos, inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissão com confiabilidade técnica e aplicação das regras inerentes à Ciência Contábil.

Foi feito também uma análise da organização comportamental, mostrando a situação econômica com o fechamento e com da reabertura da empresa com uma nova marca e a estratégia e argumentos utilizados pelos responsáveis da empresa.

 

 


  1. CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

Ética é uma parte da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mal certo ou errado. É a ciência ligada ao julgamento de apreciação moral. A ética diz respeito aos princípios de conduta que orientam um indivíduo. Para que as atitudes de um indivíduo sejam consideradas éticas, é necessário que estejam de acordo com o conjunto de valores imposto pela sociedade. Caso contrário, há o desvio de conduta, e este indivíduo estará sendo antiético. 

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Perante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os vários profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão.

O contador também tem seu Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética. Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.

No caso da Schincariol com objetivo de crescer no mercado de cervejaria e se tornar a maior produtora de cerveja do país, motivou a agir de forma ilegal e antiética.

Alguns deveres e obrigações que foram infringidos pelo contador da empresa Schincariol:

  • Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade; resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
  • Guardar sigilo sobre razão do exercício profissional lícito, ressalvados em casos previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes como, por exemplo, Conselhos Regionais de Contabilidade;
  • Zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros;
  • Auxiliar a fiscalização do exercício profissional;
  • Renunciar as funções que exerce, logo que se positive a falta de confiança por parte do cliente ou empregador;
  • Solicitar ou receber do cliente qualquer vantagem que compreenda para aplicação ilícita;

O contador da empresa Schincariol tem o dever de estar atento às informações que lhe são passadas, garantir a demonstração do resultado real da empresa, não participando de atos ilícitos mesmo quando a ele solicitado, embora seja contratado pela empresa, o contador deve agir de acordo com sua ética profissional, respeitando a lei. O que não ocorreu neste caso, o contador agiu como cúmplice da empresa no ato de crime contra ordem tributária.

Ou seja o contador além de trabalhar para a empresa, ele tem o dever de cooperar com fisco, passando informações autênticas da empresa.

O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente e premeditado, mesmo quando submisso a outros profissionais. Nem mesmo a alta e crescente carga tributária explica um desvio de comportamento. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem à satisfação de seu cliente ou empregador.

 2.1 COMPORTAMENTOS DO CONTADOR

No comportamento das pessoas ligadas aos negócios empresariais, ganância indiscriminada pelo poder econômico, levando-as a induzir o contador a cometer crimes contra a ordem tributária, envolvendo-se em fraudes e escândalos.

 É impossível que em um esquema de sonegação onde matéria-prima era comprada sem nota fiscal e notas para circulação de mercadorias usadas mais de uma vez, seja feito sem conhecimento do contador.

Em meio às apreensões de documentos feitas pela polícia federal, de acordo com a revista Época (2005, p. 58), “foi descoberta a troca de e-mails entre dois advogados da empresa, na mensagem eletrônica eles falavam da necessidade de montar novas empresas para conseguir novas liminares com isenção de impostos”. Essa prática de montar várias empresas para poder diminuir a carga  tributária, com a alta carga tributária do país muitas empresa optam por esse meio ilícito para aliviar os altos tributos a elas impostos. Nesse caso acredita-se também, que seria quase impossível que esse fato ocorresse sem o conhecimento do contador, uma vez que esse participa das tomadas de decisão e de estratégias da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com