TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Por:   •  13/11/2022  •  Monografia  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNOPAR

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

CAMILA NAIARA DECOL BENETI

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

IBAITI / PR

2022

SUMÁRIO

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        4

4 OBJETIVOS        5

4.1 Objetivo geral        5

4.2 Objetivos específicos        5

5 METODOLOGIA        6

6 RESULTADOS ESPERADOS        7

7 Cronograma da pesquisa (previsão sobre o tempo para o desenvolvimento da pesquisa)        7

8. Orçamento        7

9 REFERÊNCIAS        8

RESUMO

O câncer de mama é uma doença que assola as mulheres de todas as regiões do Brasil, cada dia que passa inúmeras delas são diagnosticadas com essa terrível doença. Dessa maneira, o trabalho tem como objetivo geral compreender a respeito do câncer de mama e seus principais aspectos na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença e a importância da atuação do profissional de enfermagem diante do diagnóstico. A metodologia aplicada trata-se de revisão bibliográfica na modalidade qualitativa, pesquisas realizadas em artigos científicos, teses de mestrado, scielo, google acadêmico e todos os meios pertinentes para desenvoltura do trabalho. Diante disso, o enfermeiro desenvolve um papel importante na vida do paciente por fica bastante tempo em contato com o mesmo, cabendo-lhe trabalhar de forma integra e aplicando seu conhecimento prático e científico.

Palavras-Chave: Câncer de mama. Saúde da mulher. Enfermeiro. Tratamento.


1 INTRODUÇÃO

O câncer de mama é uma doença que se pendura a tanto tempo, a cada dia que passa mais mulheres são diagnósticas com a doença, ela surge na região das mamas, são nódulos que altera a pele e mamilo feminino, além de desestruturar a auto estima feminina com o tratamento, dessa forma o presente estudo tem como tema a atuação do profissional de enfermagem na prevenção ao câncer de mama.

O câncer de mama é um assunto muito presente atualmente, tendo em vista os inúmeros casos espalhados pelo Brasil. Diante disso, a formulação do problema pesquisa se pauta em qual é a importância da atuação do profissional de enfermagem frente ao paciente diagnosticado com câncer de mama?

A pesquisa tem por objetivo geral em descrever a respeito do câncer de mama e seus principais aspectos acerca da prevenção, diagnóstico, tratamento da doença e a importância da atuação do profissional de enfermagem diante do diagnóstico da paciente e as ações do profissional de saúde para a descoberta precoce da doença.

Diante disso, a escolha dessa temática partiu-se da necessidade em entender o papel do enfermeiro frente a paciente diagnosticada com o câncer de mama, para aumentar as chances de cura a partir do diagnóstico precoce e com a iniciação do tratamento, visando diminuir as taxas de mortalidades diante da doença.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O câncer de mama é um assunto muito presente atualmente, tendo em vista os inúmeros casos espalhados pelo Brasil. Diante disso, qual é a importância da atuação do profissional de enfermagem frente ao paciente diagnosticado com câncer de mama?

3 JUSTIFICATIVA

No Brasil o câncer de mama é um assunto de total relevância a sociedade, aos profissionais de enfermagem, estudantes, mulheres, dentre outros de modo geral. Tendo em vista os inúmeros casos da doença no país e quanto a descoberta para as mulheres que são diagnosticadas com a doença é difícil e dolorosa.

Posto isso, justifica-se a importância do assunto em pauta para ressaltar a importância de ações dos profissionais de saúde na prevenção, orientação, diagnostico, tratamento precoce da doença, levando em conta a efetividade dos cuidados necessários, logo que posto em prática para as mulheres, aumentando as chances de cura e diminuindo as mortalidades.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Descrever a respeito do câncer de mama e seus principais aspectos acerca da prevenção, diagnóstico, tratamento da doença e a importância da atuação do profissional de enfermagem diante do diagnóstico da paciente e as ações do profissional de saúde para a descoberta precoce da doença.

4.2 Objetivos específicos

Explicar o câncer de mama e seus aspectos gerais;

Pesquisar como é o processo de diagnóstico do câncer mamário e o possível tratamentos;

Estudar o papel do enfermeiro na prevenção ao câncer de mama e suas ações com o paciente frente ao diagnóstico;

5 METODOLOGIA

O método da presente pesquisa consiste em revisão bibliográfica e na modalidade qualitativa, para a desenvoltura do trabalho utilizarei as bases de dados as quais são: Scielo, google acadêmico, dissertação e teses de mestrados, artigos científicos, livros e todos os meios possíveis, que envolva o tema proposto.

Na pesquisa as referências que serão apresentadas foram publicadas desde o ano de 2006 até 2021 o qual corresponde um período total em 15 anos. Diante disso, as escolhas das referências na pesquisa será base para a construção do trabalho e a verificação da concordância entre o tema proposto e as informações dos materiais.

6 RESULTADOS ESPERADOS

Ao aprofundar na pesquisa a respeito do tema apresentado é pretendido encontrar a solução do problema proposto, tendo em vista que o câncer é um assunto de grande relevância a sociedade e a saúde pública.

7 Cronograma da pesquisa (previsão sobre o tempo para o desenvolvimento da pesquisa)

Exemplo de um cronograma de pesquisa:

Etapas

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Elaboração do projeto

X

X

X

X

X

X

X

X

Revisão de literatura

X

   X

   X

 X

X

X

X

Apresentação do projeto

   

   

 

X

Coleta de dados

X

X

   X

   X

X

Conclusão e redação

   

X

Correção ortográfica

   

   

 X

Entrega

   

   X

 

8. Orçamento

A pesquisa não obterá custo, tendo em vista que a mesma se funda em através de livros, artigos científicos, teses, disponibilizados em sites coerentes e o arquivo formato Portable Document Format (PDF) de forma online. Os custos apresentados diante desta pesquisa consistem em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com