TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AULA DE PSICOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ALUNOS: ROBSON MEURER LOHN E VANDERSON CONRAT.

AULA DE PSICOLOGIA JURÍDICA.

  • Após assistir ao vídeo “A CASA DOS MORTOS”, e com base nos textos lidos, e as discussões em sala de aula, apresente uma reflexão contextualizada/ fundamentada sobre a situação dos internos de hospitais de custódia.

Com a leitura do texto e após assistir ao vídeo exposto em sala de aula, começamos a ter uma noção um pouco maior sobre o tratamento que os internos recebem dentro dos presídios brasileiros. Os crimes cometidos por esses infratores incapacitados vão de crimes bárbaros e assustadores até crimes mais leves. Ao serem custodiados, muitos deles acabam se tornando pessoas piores do que eram antes. Muitos destas pessoas anônimas, consideradas perigosas na vida social, terão como castigo a tragédia do suicídio, ou o ciclo interminável de internações e ou sobrevivência de um prisão perpétua na Casa dos Mortos.

Ao entrarem lá, muitos deles acabam se desestruturando emocionalmente e materialmente, até mais do que já eram por suas  deficiências, ocasionando a perda de  amigos, familiares, empregos entre outras coisas, com isso, todos eles acabam se desorientando e acabando caindo no estágio da loucura. Estes indivíduos, sofrem não só pela falta, e pelo abandono dos familiares, mas sim, também, pela falta de estrutura dessas casas de infratores. Sendo assim, ao saírem muitos deles não tem para onde ir. No filme, citam exemplos de homens que acabaram se enforcando, ou seja, preferem a própria morte a continuarem ali.

Uma maneira para dar um rumo aos infratores, seria ter assistência de casas de recuperação, que procurem sempre auxilia-los, e dar suporte com psicólogos, pois, muitos deles precisam de ajuda com médicos e outros laudos, que definam sua dependência psiquiátrica que comprovem que não tem condições de permanecer naquele local, ou mesmo, precisam de acompanhamento para tratamento.

Se for feito um tratamento inicial nessas casas de internos, ou acompanhamentos externos de cada um deles, ao ingressarem a sociedade, muitos deles poderão dar um rumo em suas vidas, e voltar a ter uma vida mais digna e ou pouco melhor do que tinham antes com o mundo do crime.

Vale ressaltar também que muitos desses indivíduos, acabam ficando com problemas psicológicos maiores do que já acometidos em sua entrada, pelo falta de organização dos presídios e do judiciário, ou seja, muitos deles que se encontram ali, já cumpriram sua pena, mas, por problemas no judiciário, por falta de dinheiro e por falta de fiscalização e auxílio, acabam permanecendo ali por anos, cumprindo muito mais tempo do que deveriam.

A forma mais correta é aprovar uma lei, que torne mais fácil o controle de permanência dos presos, e que além monitora-los dentro das casa, também sejam monitorados ao saírem de lá, pois dessa forma, eles consegue dar um rumo à vida e os reponham na sociedade, tendo uma vida mais digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com