TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Jurídica

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

TDE – 2º BIMESTRE

Em grupos de 5 alunos elaborar uma análise jurídica sobre o tema trazendo no texto até 5 apontamentos de relevância para o Direito Penal, com destaque para a Culpabilidade enquanto elemento do crime. Análise deve ser elaborada em 2 laudas. Os alunos devem formar os grupos no Eureka.

O filme “Meu nome não é Johnny” é baseado em fatos reais e conta a história de um jovem de classe média alta ao qual levava uma vida financeiramente estável, com espírito empreendedor e de liderança. Tal comportamento leva a crer que ele não teria motivos para buscar as drogas, muito menos uma vida de crimes sucessivos.

João Estrela é o protagonista desse longa metragem e desde sua infância sofreu com problemas familiares os quais os levou a procurar meios os quais o distanciassem dessa realidade. Foi então que começou a ir em festas, a ter más companhias, a utilizar álcool, drogas, e por fim a traficar.

O primeiro apontamento a ser estudado é o de prevenção de delitos. O ator principal era viciado em drogas, como também as traficava, isso levou a rumos internacionais. A dependência era tamanha que o prejudicou demais. Pode ser observado a total omissão ao ato de prevenção, ao qual deveria vir d projetos sociais do Estado.

O segundo apontamento a respeito do peso que João Estrela era para a sociedade. Pois embora ele não cometesse crimes dolosos contra s vida, nem com lesões graves, ele se escorava m toda essa situação. Pois usava drogas, financiava o tráfico, e não tinha um emprego regular.

Outro apontamento a ser analisado é sobre o caráter de retribuição. Pode-se perceber que quando João Estrela foi internado no hospital psiquiátrico, houve uma parcela de retribuição para com todos aqueles delitos que ele havia cometido.

O quarto apontamento é a respeito da ressocialização. Pode-se afirmar que ele terá zero por cento de ressocialização, já que no hospital psiquiátrico em que foi internado não tinha muitas atividades promissoras. Como também dificilmente ele conseguirá ser reinserido no mercado de trabalho, já que um crime como o tráfico de drogas, e uma pena dessa magnitude deixará nele estigmas sociais para sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com