TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Social Direcionada a Questionamentos Referentes ao Sistema Eleitoral Brasileiro

Por:   •  28/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

ADREIO MULLER DE MELO ARAÚJO ESDRAS LOURENÇO DE OLIVEIRA FABIANNY KRISTTINE FREIRE DE QUEIROZ GABRIEL FERNANDES DA SILVA MIQUÉIAS CLEMENTE ALVES DE OLIVEIRA THIAGO HENRIQUE OLIVEIRA LIMA

Direito Político: Uma análise social direcionada a questionamentos referentes ao sistema eleitoral brasileiro

PALMEIRAS DE GOIÁS - 2021

ADREIO MULLER DE MELO ARAÚJO ESDRAS LOURENÇO DE OLIVEIRA FABIANNY KRISTTINE FREIRE DE QUEIROZ GABRIEL FERNANDES DA SILVA MIQUÉIAS CLEMENTE ALVES DE OLIVEIRA THIAGO HENRIQUE OLIVEIRA LIMA

Direito Político: Uma análise social direcionada a questionamentos referentes ao sistema eleitoral brasileiro

Projeto        de        Pesquisa        apresentado        à        disciplina        de

Metodologia Cientifica do Curso de Direito da UEG –

Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás para fins

de  avaliação  parcial  sob  a  orientação  do  Profª.  Drª.

Valcemia Gonçalves da Sousa Novaes.

PALMEIRAS DE GOIÁS – 2021

PROJETO DE PESQUISA

TITULO PROVISÓRIO:

Direito Político: Uma análise social direcionada a questionamentos referentes ao sistema eleitoral brasileiro

TEMA:

Direito Político.

PROBLEMA:

Qual a percepção da população de Palmeiras de Goiás em diferentes classes sociais, sobre a obrigatoriedade do voto e a implantação do voto impresso no Brasil?

OBJETIVOS:

  • Entender se, o nível de escolaridade da população palmeirense pode interferir na compreensão sobre a obrigatoriedade do voto.
  • Compreender os principais fatores que influenciam a população a respeito da opinião quanto ao voto impresso e auditável.
  • Esclarecer possíveis diferenças entre homens e mulheres quanto a modalidade de voto posta em questão.
  • Observar como a polarização política atual afeta a compreensão de direitos políticos.

HIPÓTESES:

  • Sim, o nível de escolaridade influencia na interpretação da obrigatoriedade do voto, visto que é necessário certo conhecimento histórico, na concepção da idéia de democracia, o sistema político vigente na nossa sociedade atual.
  • Um dos principais fatores que influenciam na opinião popular quanto ao voto impresso é a confiança ou não, nos poderes, legislativo e executivo.
  • Evidenciar que a diferença entre os sexos pode causar divergências de opiniões, quanto à necessidade de mudança no sistema eleitoral brasileiro.
  • A polarização política afasta a população da compreensão e principalmente do interesse em seus próprios direitos adquiridos, como por exemplo, o direito de votar e de candidatar-se.

JUSTIFICATIVA:

Nos últimos acontecimentos no âmbito político do país, a população se depara com discussões sobre a reimplantação do voto impresso no Brasil, diante disso houve o despertar da necessidade de uma pesquisa voltada para este tema, Direito Político, realizada pelos alunos da UEG Palmeiras-GO. Afim deesclarecer, dúvidas e poder contribuir com o entendimento da população local.

Pesquisa a qual, vários questionamentos seriam impostos, para que se tenha bons resultados, como por exemplo, a confiabilidade do voto nas urnas, posicionamentos diferentes entre homens e mulheres, perceber o grau de entendimento de pessoas de diferentes níveis de escolaridade e também de classes sociais distintas dentro da cidade.

Ao entender essas lacunas a respeito do Direito Político, pode-se contribuir com a sociedade local no entendimento sobre o assunto em questão, podendo disponibilizar através da pesquisa, dados relevantes. Afim de expor, a importância de cada cidadão no exercício do voto de forma consciente, podendo assim compreender cada vertente do Direito Político.

REFERENCIAL TEÓRICO:

  • de fácil percepção no Brasil a disparidade no número de mulheres e homens na política. O que se faz buscar algumas análises sobre o assunto, tendo em vista a importância da igualdade de gêneros em todas as áreas, e especialmente na política, que por sua vez é um dos pilares que sustentam a gestão da sociedade. Sendo assim se faz necessário o estudo de diferentes materiais, que buscam compreender como isso ocorre, e como deve ser solucionado. Analisando Mota e Biroli (2014, p.43) em seu artigo O Gênero na Política, pode se observar que ao discutirem sobre o assunto eles chegaram a algumas conclusões, entre elas concluíram que;

A presença reduzida de mulheres na vida política brasileira não é uma circunstância ocasional. É um desdobramento dos padrões históricos da divisão sexual do trabalho e da atribuição de papéis, habilidades e pertencimentos diferenciados para mulheres

e homens. Corresponde a uma realização restrita do ideal democrático da igualdade política, que reserva os espaços de decisão e as posições de poder a uma parcela da população com perfis determinados - homens, brancos, pertencentes às camadas mais ricas da população. As desigualdades de gênero, assim como a desigualdade racial e a de classe, são importantes para se compreender os mecanismos de divisão e diferenciação que impedem uma realização mais plural da política.

Cultura e Política sempre vão andar de mãos dadas, e neste sentido já se tornou normal, homens especialmente de peles brancas, exercerem em grande maioria as principais lideranças políticas, em contra partida, se tornou natural a grande inferioridade no número de mulheres nestas posições. Cabendo assim um estudo sistemático sobre este problema, uma vez que a luta não só de feministas, mas de um bem comum vem crescendo em prol da igualdade de gêneros em todos os sentidos. Com isso pode-se observar no artigo Um Tipo Diferente de Diferença na Elite Política, de Reis (2014, p.43), onde foi discutido sobre o assunto de perfis políticos e inserções culturais de parlamentares brasileiras, pode-seconcluir que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com