TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Obra O Capote de Nicolai Gogol

Por:   •  5/11/2022  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

DIREITO

Análise da Obra O Capote de Nicolai Gogol

São Paulo

 2020

GOGOL, Nicolai. O Capote. Editora : Lebooks Editora. 2020.

RESUMO: Nikolai Vasilievich Gogol, foi um importante escritor do Império Russo o que levaria Dostoiévski a afirmar: "Todos nós saímos do Capote de Gógol". A obra O conto "O Capote", teve um papel de destaque no desenvolvimento da literatura russa a partir do século 19 em função de seu cunho social e político. A obra, narrada em terceira pessoa, nos mostra o conto de Akaqui Akaquievitch que trabalha como copista numa repartição publica onde é ridicularizado por todos por sua postura desleixada, apesar do empenho em sua singela profissão. Sua vida tem uma virada a partir do momento em que indo a um alfaiate extorsor ele encomenda um capote novo. 

Akaki Akakiévitch, trabalhava em um ministério (esfera pública). Sujeito cabisbaixo, dedicava-se integralmente ao seu trabalho, buscava neste, o prazer que não sentia pelas coisas comuns. Visto como insignificante para a sociedade, sendo motivo de chacota, desprezo, Akaki muda sua rotina quando surge a necessidade de comprar um capote (casaco). A princípio a idéia era de atender uma necessidade, posteriormente desejou sentir-se incluso na sociedade. À partir do momento que Akaki conseguiu adquirir seu Capote, seu status mudou, trazendo sensação de poder, sentindo incluso na sociedade, pertencente de um grupo, chegando até, a ser convidado para uma reunião com as pessoas de seu serviço. Porém, para infortúnio de Akaki, logo após sair de uma festa, ele é assaltado e perde por fim seu tão precioso capote, perdendo também seu status social. Akaki, em estado deplorável vai em busca de ajuda procurando autoridades competentes, porém, volta pra casa frustrado pois foi tratado com desprezo e arrogância por um personagem denominado autoridade.  Voltou então, a ter aquela postura insignificante que tinha antes de possuir o capote. Tempo depois contrai uma grave doença e morre. No final, o personagem que o tratou mal teve seu casaco roubado, fazendo ele a rever melhor seus conceitos.

 

       

        Através da leitura podemos verificar a marcante divisão social  existente. Com seu conto, Gogol se faz valer de duras críticas à postura hipócrita da sociedade russa, o desleixo e desrespeito do funcionalismo público pedante e a miséria de espírito e de posses das pessoas. Verificamos tamnbém que Akaki sofria bullyng, sabendo que, bullyng é caracterizado por agressões físicas, verbais, realizadas de maneira repetitiva como podemos verificar na  na página 12: “Jogavam papel picado sobre sua cabeça” (Gogol, 2020, p. 12).

Motivo de chacotas, seus colegas de trabalho humilharam e expuseram Akaki, ocasionando dano moral ao mesmo, sendo passívo de reparação, com fulcro nos direitos fundamentais que a Constituição Federal dispõe. Ressalta-se também que Akaki alienava-se e limitava-se socialmente, mantendo-se em seu atual trabalho e à continuar usando seu capote velho, ou seja a manter seus costumes e não gozar do beneficio social e relacionamentos e interações sociais, onde conota completo desdenho aos usos e costumes culturais de sua época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com