TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capote - Nikolay Gogol

Por:   •  9/3/2018  •  Artigo  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

O Capote

        

Sumário

I – Resumo da Obra

II – O Autor

III – Análise e discussão

IV – Considerações finais

V – Referências

Aluno: João Felipe Pereira

Curso: Direito, turma: Noturno, sala 706

RA: B80IGA-6

O Capote – Nicolai Gogol

Akaki, um barnabé, um exímio copiador de documentos, cargo que desempenhava com gosto e dignidade.

De poucos amigos, por conta de seu poder aquisitivo, suas vestimentas, seu modo diferente de agir das outras pessoas, acabava servindo de chacota para os seus colegas de repartição.  Nem o segurança que deveria olhar para todos, como forma de garantir um controle de quem entra e sai, olhava para o rosto dele.

Era lotado em alguma repartição em São Petersburgo, localidade de baixas temperaturas.

Para enfrentar o frio usava um capote velho que, já não conseguia mais barrar o frio, pois não tinha condições financeiras para comprar um novo.

Porém, tudo começa a mudar quando Akaki procura um alfaiate para tentar concertar seu capote e ao chegar lá o alfaiate diz que não há mais concertos a serem feitos, pois a peça estava surrada por demais. O alfaiate, de vasta experiência em sua área, diz a ele a necessidade de se fazer um novo.

Akaki, por não ter condições financeiras toma um susto com o valor, mas começa a juntar dinheiro pra poder comprar o novo capote.

O alfaiate fez um capote perfeito, digno de uma realeza. Akaki passa a usá-lo e sente-se importante com o novo capote. Todos em sua repartição passaram a tratá-lo de forma condigna.

Fizeram uma festa e chamaram Akaki para participar. Ele que nunca frequentara uma festa, aceitou o convite. Chegando à festa todos conversaram com ele, porém chegando próximo às 12h00m AM, Akaki já estava preocupado com o horário, tentou sair e não conseguiu, pois seus nobres colegas não deixaram. Em momento oportuno Akaki aproveitou o descuido de seus colegas e aproveitou para sair à francesa. Já na praça de volta para casa, sentiu a presença de alguém no meio da escuridão. Surgiram do meio do breu dois homens. Ele levou um golpe, desmaiou e quando acordou já não estava mais com o seu capote. Os homens fugiram e ninguém o socorreu.

Passado isto, ele pede ajuda para o policiamento local para que tentasse recuperar o capote, porém sem êxito.

Já desesperado, ele decide procurar uma “Alta personalidade” que o recebe mal e expulsa ele de sua sala.

Akaki fica doente e morre. Porém algo estranho começa a acontecer com sua morte, à praça em que sofreu o assalto, vira um cenário de assombrações.

Vários capotes são roubados, mas os policiais não conseguiam pegar o ladrão porque o fantasma sempre dava um jeito de escapar. A cidade já comentava: Era Akaki quem roubava os capotes.

Tudo só teve fim quando a “Alta personalidade” teve um encontro com o fantasma e

Akaki roubou o capote dele e sumiu novamente.

Depois disto nunca mais viram o fantasma nem souberam de roubo de capote.

Nikolai Vasilievich Gogol, nascido na Ucrânia em 19 de março de 1809

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com