TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assistente Social no campo na rural

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – PIRIPIRI[pic 1][pic 2]

CAMPUS: ANTÔNIO GIOVANNE ALVES DE SOUSA

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PROJETO DE OBSERVAÇÃO DO C. E. M. LINOCA PIRES REBELLO

ANA PAULA SANTOS LEITE

EUGÊNIA PEREIRA DOS SANTOS

FERNANDA APARECIDA

JANIELE MARIA DA SILVA

NATIELLY CARVALHO

PIRIPIRI – PI, 2017

ANA PAULA SANTOS LEITE

EUGÊNIA PEREIRA DOS SANTOS

FERNANDA APARECIDA

JANIELE MARIA DA SILVA

NATIELLY CARVALHO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Relatório de experiência acerca de um momento recreativo

apresentado como avaliação parcial da disciplina de Lúdico e Educação. Bloco III

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ....................................................................................4
  2. OBJETIVOS .........................................................................................5
  1. GERAL
  2. ESPECÍFICO
  1. JUSTIFICATIVAS ................................................................................5
  2. RELATO DE EXPERIÊNCIA  ............................................................6
  3. ANEXOS .................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.” (PIAGET, Jean)

O presente projeto de observação foi realizado em uma manhã no dia 24 de novembro de 2017, na instituição escolar C. E. M. Linoca Pires Rebello, situado no bairro Prado, mais especificamente na Rua Ioiô Melo, n° 1240. Esta observação se deu a partir da execução de brincadeiras dirigidas às crianças, cuja turma escolhida foi do 1° ano do ensino fundamental, no turno manhã. Turma na qual foi cedida pela professora – Elenice – atuante do centro educativo há 14 anos, aproximadamente.

Nesta atividade referente à disciplina Lúdico e Educação, foram utilizadas metodologias que auxiliaram nas tarefas, como três brincadeiras dirigidas e uma espontânea. E bem como a escolha destas brincadeiras, foi relvado em consideração o grau de necessidades no processo ensino-aprendizagem de cada criança, como também ao conteúdo que a professora estava apresentando no momento atual, de acordo com o seu cronograma mensal.

No entanto, foram levados brincadeiras que se desenvolvem a atenção, o raciocínio lógico, a parte sensorial e motor, além da criatividade de cada um. A primeira brincadeira apresentada foi a do “cachorro e gato cegos”, a segunda brincadeira é chamada de “elefante voa” e a terceira brincadeira dirigida foi a “subtração estourada”, e também a “pescaria silábica”.  E anteriormente, aconteceu a recreação dos alunos, que também foram observados nesse momento de brincadeiras promovidas por eles mesmos.

E após realizar essas atividades com os auxílios das acadêmicas, foram apresentados brinquedos de diversas formas e tamanhos, e com uma gama de finalidades e modos de se brincar, para que se pudesse fazer a análise – de acordo com as teorias de Vygotsky, Piaget e Wallon – de como cada um demonstrava-se em determinados momentos. Além disso, também foram apresentados, entre os brinquedos, livros paradidáticos, para que eles pudessem realizar uma leitura, caso fosse do seu interesse.

  1. OBJETIVOS
  1. GERAIS: Promover um momento que auxiliasse no processo de ensino-aprendizagem, de maneira prazerosa através das brincadeiras em sua respectiva singularidade.
  2. ESPECÍFICOS: Colaborar com o desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo feito a sugestão de como é importante brincar em grupo, e apresentar as diversas formas de se obter conhecimento por meio da ludicidade, tanto de maneira mediada como em momento espontâneo.
  1. JUSTIFICATIVAS: Entender o comportamento de crianças mediante brincadeiras educacionais, que ajuda a evolução no ato de ensinar. A aplicação de métodos lúdicos atrai a criança para um mundo, no qual o conhecimento, desenvolvimento do saber e diversão caminharão lado a lado de modo que se obtenham resultados no enriquecimento do intelecto sem transformar ou alterar a pureza contida na infantilidade da criança.
  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

OBSERVAÇÃO DO MOMENTO DO INTERVALO

A observação iniciou-se um pouco antes do horário do recreio, a partir das 09:00 horas e teve duração de 15 minutos, até às 09:15. Durante este momento, ao sair das salas, os alunos dirigiram-se ao refeitório para lanchar e logo depois, alguns direcionaram a quadra para brincarem.

De inicio, houve apenas correria, mas no decorrer do tempo foram desenvolvendo algumas brincadeiras, como: pega-pega, ciranda e futebol. Notou-se certa separação em alguns momentos, com relação a meninos e meninas, dividindo-se em grupinhos na hora de brincar. Alguns meninos produziram instantaneamente uma bola com sacolas, e outras vezes a própria chinela, usando da criatividade para brincar, pois a escola não possibilitou o uso de bolas por faltar recursos suficientes.

Algumas crianças, principalmente os meninos, optavam por brincadeiras mais perigosas, como por exemplo: subir no muro da escola e ficar andando de um lado por outro encima até ficarem cansados e resolverem descer.

Não houve monitoramento por parte de professores durante o tempo que estavam na quadra. No entanto, estes aproveitavam do recreio para descansar ou antecipar algumas atividades da docência. Havia, também, uma facilidade de interação e espontaneidade muito ocorrente entre eles as crianças durante todo o intervalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com