TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Assistente Social no Campo Ambiental

Por:   •  25/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

UNIFACEX

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA

NATAL/RN

JUNHO/2015

Ana Flávia Alves Pereira Pinto

Cristiane Félix Inoni

José Arthur C. Ferreira

Luiza Carvalho Brasil

Mikarla da Costa Gomes

Renata Karolina Dantas da Silva

Thamilla Giselle Costa de Morais

Relatório da visita técnica (CAERN)

Trabalho entregue a professora Iza Cristina Leal Bezerra do Amaral da disciplina de Introdução ao Serviço Social com requisito para obtenção de nota para a segunda unidade 2015.1

Natal/RN

Junho/2015

Visita técnica realizada na CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), no intuito de nos aproximar do campo profissional, na área específica em questão, onde o Assistente Social desenvolve suas competências na área ambiental.

Com o objetivo de mostrar explicitamente que nas mais diversas áreas, em especial a esta que pesquisamos, quão necessário é o trabalho desse profissional, uma vez que, contribui em uma grande parcela dentro da instituição, levando em consideração os projetos e habilidades desenvolvidos dentro da mesma.

Quanto à Organização institucional.

O local da nossa visita foi a CAERN (Companhia de águas e esgotos do Rio Grande do Norte) que se localiza na Avenida Senador Salgado Filho, na região metropolitana de Natal.

Sua missão é Contribuir para melhoria da qualidade de vida da população do RN, satisfazendo suas necessidades de abastecimento de água e esgotamento sanitário, respeitando os fatores sociais, econômicos e ambientais. E os seus objetivos são Obter reconhecimento da população e do poder público do Rio Grande do Norte na universalização dos serviços de água e esgotos com qualidade e sustentabilidade.

Alguns dos projetos desenvolvidos pela instituição:

  • Ministração de tratamento da água e esgotos;
  • Agentes de Saneamento;
  • Água é vida;
  • Aspectos sócio ambientais;
  • Recursos hídricos;
  • Caern nas escolas;
  • Entre outros.

A ministração de tratamento da água e esgotos, consiste na eliminação da água após os diversos usos a que se destina, tais como banho, lavagem das mãos, de roupa, louça e de carros, uso sanitário, produção industrial etc,  passa a ser denominada de esgoto ou efluente. O esgoto é composto por 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários, os quais são liberados junto com os dejetos humanos.  Nesse projeto, a Caern ministra palestras à escolas publicas e privadas no intuito de conscientizar as pessoas sobre os desperdícios e poluições tendo em vista que a coleta e o tratamento do esgoto e do lodo gerado no tratamento são atividades de grande importância para a saúde pública. Uma vez que, sabe-se que tais contaminações acarretam em doenças principalmente as que são transmitidas de animais para a população.

Além disso, são ensinadas as pessoas o processo de tratamento da água disponível na própria instituição. Em síntese suas fases são:

  1. Pré-Tratamento 

   

 No pré-tratamento , que se destina principalmente a remoção de sólidos grosseiros e areia, o esgoto passa aos processos de:

•    separação grosseira dos sólidos, gradeamento (composto por grades grossas, grades finas e/ou peneiras rotativas ou trituradores;

•    desarenamento nas caixas de areia; 

•   e desengorduramento em pré-decantadores. Nesta fase, o esgoto é preparado para as fases de tratamento subsequentes, podendo ainda ser necessário um pré-arejamento ou uma equalização (mistura e fluxo constante) tanto de cargas poluentes como de vazões. A remoção desse material retido pode ser manual ou mecanizada.

Seguido por:

  1. Tratamento Primário, Onde apesar do esgoto apresentar ligeiramente aspecto mais razoável após o pré-tratamento, possui ainda, praticamente inalteradas, as suas características poluidoras. Inicia-se então o tratamento propriamente dito.

  1. Tratamento Secundário, Neste tipo de tratamento predomina a etapa biológica onde a remoção da matéria orgânica ocorre por reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos. Geralmente consistem de reatores do tipo lagoas de estabilização, lodo ativado, filtro biológico ou variantes.
  1. Tratamento Terciário, onde ocorre a desinfecção das águas Essa etapa consiste na remoção de microrganismos e nutrientes do esgoto. As formas de tratamento terciários são:
  1. Desnitrificação:
  2.  Remoção de fósforo:
  3. Desinfecção:

O projeto água é vida é voltado para professores tanto da rede estadual quanto privada para que eles mesmos possam ministrar em suas aulas a importância da conscientização ambiental e os problemas acarretados pela falta de cuidado com a água e poluição em massa.

Quanto aos usuários.

Os usuários desses projetos e programas são alunos/as com idade a partir de nove anos.

Estudantes de escolas estaduais, municipais, privadas, escolas técnicas e universidades. E professores dessas redes de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com