TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autonomia da Vontade

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

O princípio da autonomia da vontade significa que as partes podem estipular livremente, como melhor lhe convier, mediante acordo de vontades, a disciplina de seus interesses, emanando efeitos tutelados pela ordem jurídica. O princípio envolve, além da liberdade de criação do contrato, a liberdade de contratar ou não contratar, de escolher o outro contraente e de fixar o conteúdo do contrato, limitado pelas normas de ordem pública, pelos bons costumes e pela revisão judicial dos contratos.

Ou seja, é a nova noção de liberdade, e tem como princípio o livre-arbítrio, uma qualidade da vontade, expresso num quer e não quer, de que partilham todos os homens, independentemente do seu status.

Essa noção decorre de liberdade contratual, do livre-arbítrio e da capacidade de escolha do individuo, passando-se a qualificar o individuo como pessoal moral e ressaltando-se a sua capacidade de escolha, pois se trata de um individuo livre e com autonomia para fazer opções. O Conceito de poder da vontade, ou autonomia da vontade foi elaborado a partir da noção do livre-arbítrio, pois este representa a vontade exercida pelo homem sozinho.

Pelo princípio da autonomia da vontade, o sujeito pode decidir se contrata ou não com alguém, e não apenas isso. O sujeito de direito pode ainda escolher o que contratar, com quem contratar e em que termos contratar. Com isso, os sujeitos contraentes possuem uma participação ampla na elaboração do negócio jurídico. Uma vez superada a indagação acerca da necessidade ou não de contratar, elege-se uma pessoa que preencha as características desejadas para compor o polo oposto do vínculo jurídico..

Já o princípio da autonomia da vontade em direito internacional privado tem menor amplitude, significando que as partes apenas têm liberdade de exercer sua vontade tendo em vista a escolha da legislação à qual querem submeter sua convenção sob reserva de respeitarem a ordem pública. Portanto, a autonomia da vontade das partes, no direito internacional privado, significa que as próprias partes podem escolher o direito aplicável.

Ao nosso ver este principio está mitigado, pois houve uma relativização da Autonomia da Vontade e até mesmo do contrato em si, pois com a modernização da sociedade a teoria clássica contratual passou a não mais atender aos anseios da sociedade. Havendo uma reformulação do direito contratual para adequar-se às novas exigências da vida moderna e a teoria clássica do Estado ganhou novos princípios mitigando os excessos ocorridos em razão da ideia de voluntarismo das partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com