TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERÍSTICAS DE UMA SOCIEDADE LIMITADA

Por:   •  23/5/2022  •  Dissertação  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade limitada representa o tipo societário mais utilizado no mercado comercial brasileiro, correspondendo à maioria dos registros societários no Brasil. A presença desse tipo no meio empresarial ocorre devido a duas características fundamentais: a contratualidade e a limitação da responsabilidade dos sócios.

Em razão da limitação da responsabilidade dos sócios, os empreendedores e investidores podem limitar as perdas em caso de insucesso da empresa. Isso porque os sócios respondem pelo capital social da limitada. Uma vez integralizado todo o capital da sociedade, os credores sociais não poderão executar seus créditos no patrimônio particular do sócio. Sendo assim, preservam-se os bens dos sócios no caso de falência da empresa.

Além disso, a própria limitação da responsabilidade dos sócios pelas obrigações desse modelo societário está sujeita a limites, portanto, se os bens do patrimônio social não bastam para responder pelo valor total das dívidas que a sociedade contraiu na empresa, os credores só poderão responsabilizar os sócios por meio da execução de bens de seus patrimônios individuais, até um certo montante.

Já a contratualidade influi ao permitir que o regime societário seja pautado nas disposições de vontade dos sócios, sem os rigores formais dos próprios regimes de sociedade anônima, por exemplo.

A LTDA também oferece grande flexibilidade a respeito da questão de propriedade e gestão, pois, diferentemente de uma corporação, não é necessário ter executivos e diretores, reuniões do conselho ou de acionistas. Também não há limites mínimos ou máximos para o número de proprietários, geralmente esse tipo de empresa possui apenas 1 ou até 2 proprietários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com